Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/08/2013 às 09h36min - Atualizada em 12/08/2013 às 09h36min

Julgamento do Mensalão recomeça nesta semana

O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar, na quarta-feira, os recursos dos réus

TV Maranhense/ Letícya Nascimento
Nesta quarta-feira (14), recomeça o julgamento do Mensalão. Desta vez, os recursos dos réus são os primeiros à serem julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). 
 
Agora, os condenados tentam anular ou abrandar as penas, que preveem cadeia para vários deles. O momento mais esperado do julgamento, é para saber se o plenário vai aceitar os recursos apresentados pelos 25 réus. 
 
Detes, 11 querem mudar a decisão do Supremo e evitar a cadeia. Como o ex-ministro José Dirceu e dos deputados petistas José Genoino e João Paulo Cunha, que foram condenados por cinco votos a quatro.
 
Na fase dos recursos, pelo menos três fatores novos aumentam a expectativa sobre a decisão final. Um deles é entender por que o supremo condenou, nesta semana, à prisão o senador Ivo Cassol, mas deixou para o Congresso decidir sobre a perda do mandato. 
 
A corte determinou a cassação imediata dos mandatos, no caso dos deputados condenados pelo mensalão. Há ainda a expectativa sobre os novos ministros, estreantes no caso. 
 
A presidente Dilam Rousseff escolheu Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso, e seus votos serão decisivos para confirmar ou anular sentenças. 
 
Um terceiro fator é como se comportará o novo procurador-geral da República, responsável pela acusação. Roberto Gurgel deixa o cargo nesta semana e seu substituto ainda não foi anunciado pela presidente Dilma.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp