Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/08/2013 às 11h05min - Atualizada em 09/08/2013 às 11h05min

Maranhão terá 36 alunos-atletas no Programa de Formação Esportiva Escolar

Foram inscritas 218 escolas da rede estadual de ensino e 2.037 das redes municipais

Seduc

Com o objetivo de identificar novos talentos, 36 alunos-atletas maranhenses serão selecionados para participar do Programa de Formação Esportiva Escolar, promovido pelo Governo Federal em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios. No Maranhão, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e já inscreveu, nas etapas iniciais, 2.800 escolas das redes estadual, municipais e privadas.

Foram inscritas 218 escolas da rede estadual de ensino e 2.037 das redes municipais. O objetivo é incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

De acordo com os coordenadores do programa na Seduc, Rose Carvalho e José Ribamar Soares Ribeiro, 36 alunos-atletas foram selecionados na etapa estadual, dos quais 18 com idade entre 12 e 14 anos disputarão as provas de salto à distância e corrida de mil metros. Os atletas com idade entre 15 e 17 anos disputarão nas modalidades 100 metros rasos, salto à distância e 3 mil metros.

Para o secretário-adjunto das Unidades Regionais da Seduc e coordenador do programa no Estado, Fernando Tadeu Mendonça Lima, a participação do Maranhão nas disputas dos jogos se concretiza como mais uma ação que visa aproximar a secretaria da escola, conforme orientação do secretário Pedro Fernandes Ribeiro.

Novos talentos

Tadeu Lima destacou que durante as disputas podem surgir novos talentos maranhenses para cenário esportivo nacional, no momento em que o Brasil vive a expectativa de sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Os Jogos Escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. A fase escolar é realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa, desde que precedida pela adesão de sua secretaria de Educação.

A fase municipal-regional é realizada nos municípios com 100 mil habitantes ou mais. No Maranhão foram divididos em 26 regionais. Os atletas selecionados participarão da fase estadual que será realizada pelo governo do Estado, por meio da Seduc, entre os dias 15 e 22 de setembro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior. Somente os melhores atletas de cada estado participarão dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos), em Natal, que deverá reunir mais de 5.000 pessoas, entre atletas, dirigentes e professores, durante o período de 5 a 14 de setembro, e entre os dias 7 e 16 novembro (para estudantes de 15 a 17 anos) em Belém.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp