Portal Emaranhense Publicidade 728x90
07/08/2013 às 11h19min - Atualizada em 07/08/2013 às 11h19min

Seminário é realizado em comemoração Semana de Amamentação

Este é o II Seminário Amamentar é Cuidar do Futuro – promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ascom-SES

Técnicos que trabalham na atenção básica de saúde dos municípios maranhenses participaram, nesta terça-feira (6), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, do II Seminário Amamentar é Cuidar do Futuro – promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O evento fez parte das comemorações pela Semana de Amamentação e reuniu especialistas para discutir e refletir sobre a importância do ato.

A secretária adjunta da Atenção Primária da SES, Cristina Maria Loyola, enfatizou que o leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. “Este seminário é mais uma forma de incentivarmos os profissionais a continuarem nesta grande conquista construída a cada dia, com campanhas anuais de incentivo à amamentação, à doação de leite materno, além de todo um conjunto de políticas públicas voltadas para a família, a gestante e a criança”, explicou.

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de outros líquidos, pois o leite materno é completo. “Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável”, explicou Cristina Loyola. Após os seis meses, o bebê deve comer alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os dois anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.     

Ministraram palestras também a coordenadora do banco de leite da Maternidade Marly Sarney, enfermeira Irenildes Rodrigues Costa sobre “manejo da lactação e critérios para doação de leite humano” e o nutricionista da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho sobre o tema “amamentar é proteger – aspectos epidemiológicos do aleitamento materno e amamentação como fator de proteção”. As “Dificuldades de amamentar” foi o tema da aula da enfermeira do banco de leite humano do Hospital Universitário Unidade Materno Infantil, Eloá Mamédio.

A técnica do departamento da Criança e do Adolescente, Ledjane Leite explicou que os temas abordados fazem parte do cotidiano dos enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos da atenção primária convidados para o II Seminário Amamentar é Cuidar do Futuro.  “São temas pertinentes ao ambiente de trabalho e que vai ajudá-los a melhor desenvolver suas atividades”.

A consultora do Ministério da Saúde para a Área Técnica da Criança do Estado do Maranhão, Ana Lúcia Nunes falou sobre a importância da sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta e a promotora da Saúde, Glória Mafra, sobre os aspectos legais do aleitamento materno.

A técnica do Hospital Universitário Materno Infantil, Ângela Lúcia Nunes, ministrou palestra sobre “amamentar é criar vínculo – aspectos emocionais do amamentar”.      

        

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp