Teve início, nesta segunda-feira (5), o Treinamento para Atualização de Procedimentos do Sistema Mais Emprego, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e de Economia Solidária (Setres), por meio do Sine-MA.
O treinamento é voltado para os atendentes das agências presentes em 16 municípios do Estado.
A abertura do treinamento contou com a presença do secretário de Trabalho José Antônio Heluy, que explicou aos cerca de 35 participantes, que a atividade busca aumentar a qualidade do atendimento prestado aos trabalhadores maranhenses.
“Trouxemos técnicos da coordenação nacional do Sine, que detém informações e uma familiaridade maior com o Sistema Mais Emprego – que é o sistema de gestão de vagas do Sine – e que podem acelerar o tempo de atendimento e qualidade da informação que é passada ao trabalhador”, informou Heluy.
A técnica Inês Sampaio, do Ministério do Trabalho, explica que a capacitação foi necessária para um treinamento mais detalhado para os atendentes que já tem acesso ao sistema e aos novos atendentes que passaram a ter acesso recentemente.
“O Maranhão conta com muitas agências novas, em que os atendentes precisam de uma capacitação mais técnica, que o faça repassar certezas ao trabalhador que procura o Sine-MA”, destacou.
Segundo o coordenador da Agência do Sine-MA em Codó, Gilvan Oliveira, que participou do treinamento, a capacitação realizada esta semana se mostrava necessária. “O sistema de vagas do Sine teve evoluções desde a sua implantação e poder receber instruções atualizadas vai garantir muito mais qualidade ao nosso atendimento”, ponderou.
A coordenadora da agência do Sine-MA em São Luís, Honorata Azevedo, acredita que o resultado da capacitação já poderá ser sentido na segunda-feira (12), data em que o atendimento ao trabalhador voltará a funcionar normalmente. “Estaremos de volta com o cadastro presencial, entrada no pedido de seguro-desemprego e incentivando os trabalhadores maranhenses a fazerem a busca de vagas no site da Setres, pelo endereço www.trabalho.ma.gov.br”, ressaltou a coordenadora.