Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/11/2016 às 14h27min - Atualizada em 22/11/2016 às 14h27min

Divulgados os locais de prova da segunda aplicação do Enem 2016

Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

Emaranhense.com,com informações do inep

Já estão disponíveis os novos Cartões de Confirmação com a informação sobre o local de prova dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 que farão a segunda aplicação, em 3 e 4 de dezembro. A consulta pode ser realizada na Página do Participante. No total, 277.624 pessoas não puderam participar da aplicação regular em função de ocupações de escolas de educação básica e instituições de ensino superior em vários estados brasileiros e também por causa de contingências que prejudicaram, residualmente, a participação de alguns inscritos.

O volume de afetados corresponde a 3,21% do total de inscritos nesta edição. Entre os estudantes autorizados a participar dessa segunda aplicação, 98,5% (273.521) farão o Enem em nova data em decorrência das ocupações e 1,45% (4.103) em consequência de contingências relacionadas, principalmente, a problemas de infraestrutura como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica. A nova aplicação do Enem custará R$ 10.512.564,33.

Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).

Comunicação - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou SMS e e-mail a todos os 277.624 inscritos autorizados para participar dessa segunda aplicação, comunicando sobre a liberação dos novos Cartões de Confirmação. A verificação dos cartões é de responsabilidade dos inscritos e pode ser realizada na internet, através da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) e também pelo Aplicativo Enem 2016. Entretanto, em função de uma política estabelecida pelas lojas de aplicativo – Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone) – apenas será possível visualizar os dados pelo aplicativo dentro do prazo de oito dias úteis.

A cada três dias, novos lembretes serão enviados por SMS e e-mail para quem ainda não tiver verificado seu local de prova. O objetivo é garantir a tranquilidade de todos os participantes durante a aplicação do Enem 2016. Mas, nesse sentido, também é importante que os inscritos visitem o seu local de provas com antecedência e que, nas datas do exame, não se esqueçam de levar um documento original com foto e caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, entretanto, o documento tem informações valiosas para os participantes, tais como: número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além da indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

É necessário informar CPF e senha antes de visualizar o cartão de confirmação. Quem esqueceu a senha, deverá entrar na Página do Participante do Enem para recuperá-la, informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, é necessário aguardar o encaminhamento da senha por e-mail ou mensagem no celular (SMS), para realizar o novo acesso.

Isonomia - Todas as novas tecnologias de segurança implementadas em 5 e 6 de novembro também estarão presentes na aplicação de 3 e 4 de dezembro, caso da coleta do dado biométrico dos participantes nos dois dias de provas e do uso de detector de metal na entrada e na saída dos sanitários. As provas da segunda aplicação serão diferentes das respondidas pelos participantes em 5 e 6 de novembro, porém equivalentes, de modo a garantir a isonomia do processo.

Dúvidas podem ser solucionadas pelo 0800-616161.

Saiba mais  desta e de  outras notícias em nosso facebook.Você pode enviar a sua denúncia para nosso whatsapp-(98)98739-7762.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp