Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/08/2013 às 12h08min - Atualizada em 04/08/2013 às 12h08min

Desafios do Sistema Municipal de Cultura será tema de Conferência

4ª Conferência Municipal de Cultura de São Luís será espaço democrático para diálogo entre sociedade civil e poder público

Secom/Prefeitura de São Luís

Entre os dias 07, 08 e 09, cidadãos ludovicenses farão parte de um encontro, no qual a discussão sobre as políticas públicas culturais serão o ponto principal. Trata-se da 4ª Conferência Municipal de Cultura de São Luís, promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura (Func), que será realizada no WH Rio Poty Hotel, com o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”.

Alinhada aos princípios e objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC), a 4ª CMC será espaço de avaliação das realizações anteriores e diálogo amplo com a sociedade civil.

A programação é uma etapa para as conferências Estadual e Nacional de Cultura, a fim de avaliar o processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura, com seus objetivos, metas e ações, e debater sobre o processo de sua implementação, além, de eleger o Conselho Municipal de Cultura de São Luís.

ABERTURA

O coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), Rafael Pereira Oliveira, estará em São Luís para discorrer sobre “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, tema da 4ª CMC e também da palestra de abertura, às 19h.

Desde 2007 Rafael Oliveira  é servidor do Minc. Tendo atuado entre 2007 e 2010 na formulação, no planejamento e na gestão da política pública de direito autoral e desde 2011 está na coordenação do Plano Nacional de Cultura (PNC), função que exerce na Secretaria de Políticas Culturais.

Como coordenador do PNC, está responsável por sua implementação, que envolve a elaboração e o monitoramento das 53 metas e o acompanhamento e apoio a planos estaduais, municipais e setoriais de cultura.

ELEIÇÃO DO CONSELHO

Faz parte da programação da 4ª CMC, a eleição para o Conselho Municipal de Cultura, a qual ocorrerá das 8h30 às 12h do dia 09 em  fóruns específicos instalados no WH Rio Poty Hotel (Ponta D’Areia).

O Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representatividade  da sociedade civil e do poder público de forma paritária, e tem ação propositiva, opinativa, fiscalizadora e consultiva das ações pertinentes à Política Municipal de Cultura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp