Portal Emaranhense Publicidade 728x90
08/07/2013 às 09h46min - Atualizada em 08/07/2013 às 09h46min

4ª Conferência Municipal de Cultura será realizada em agosto

Evento acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de agosto no Rio Poty Hotel.

Prefeitura de São Luís

Está confirmada para os dias 07, 08 e 09 de agosto, a 4ª Conferência Municipal de Cultura (4ª CMC), no Rio Poty Hotel, no bairro Ponta D’Areia. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e coordenada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura (Func), o evento é uma preparação tanto para a 3ª Conferência Estadual de Cultura, a qual deverá acontecer até setembro, quanto para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, a qual será realizada no mês de novembro, em Brasília.

Alinhada com os princípios e objetivos do Plano Nacional de Cultura e com as diretrizes e metas da proposta do Plano Municipal São Luís (PMC São Luís), a 4ª CMC é constituída dos seguintes eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

Entre outras demandas, a 4ª edição do evento visa avaliar o processo de elaboração do PMC São Luís, com os objetivos e metas e debater sobre o processo de sua implementação;  discutir a cultura ludovicense nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o reconhecimento e o fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável; e eleger o Conselho Municipal de Cultura.

FÓRUNS SETORIAIS

Desde o início de junho estão sendo realizados fóruns setoriais com a finalidade de indicar os delegados da sociedade civil que vão compor a 4ª CMC. Tais delegados devem estar distribuídos entre os 26 segmentos artístico-culturais e grupos sociais da diversidade cultural de São Luís, representados no Fórum de Validação do Plano Municipal de Cultura (PMC São Luís): Artes Cênicas; Música;  Cultura Popular;  Bibliotecas; Livro e Leitura;  Literatura;  Museu; Movimento Reggae; Movimento Capoeira;  Movimento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana;  Artesanato e Moda;  Artes Visuais; Produtores Culturais; Movimento de Rádios Comunitárias; Audiovisual; Cultura Digital; Arquitetura e Urbanismo; Movimento de Comunicação; Arquivo, Memória e Documentação; Patrimônio Cultural; Movimento do Idoso; Movimento de Pessoas com Deficiência;  Movimento de Juventude; Movimento de Mulher;  Movimento LGBT; Movimento Criança e Adolescente.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Durante a 4ª CMC serão instalados fóruns específicos para a eleição do Conselho Municipal de Cultura. A eleição ocorrerá no dia 09 de agosto, das 8h30 às 13h. Podem votar ou concorrer membros da sociedade civil vinculados aos segmentos artísticos e culturais, conforme previsto na Lei n.º 5.724, de 08 de março de 2013, que regulamenta o Conselho Municipal de Cultura de São Luis.

As inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Cultura estão sendo realizadas na Praça Maria Aragão, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até o próximo dia 05 de agosto e também pela internet, por meio do blog http://funcsl.wordpress.com/, onde podem ser baixadas as fichas para impressão.

O Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representatividade da sociedade civil e do poder público de forma paritária, e tem ação propositiva, opinativa, fiscalizadora e consultiva das ações pertinentes à Política Municipal de Cultura.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp