Portal Emaranhense Publicidade 728x90
01/12/2014 às 16h05min - Atualizada em 01/12/2014 às 16h05min

Aids poderá ser extinta até 2030, diz OMS

Metade das pessoas que tem HIV não sabe, mas os casos poderão ser diagnosticados em 90% até 2020

Da Ansa noticias@band.com.br

O vírus da Aids poderá ser totalmente combatido em 2030, reduzindo a zero o número de mortes causadas pela doença afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Luta contra a Aids. De acordo com a OMS, até 2020, será possível diagnosticar 90% dos casos de contágio e mantê-los todos sob tratamento. No entanto, essa meta enfrenta um desafio crucial.

Aproximadamente metade das pessoas que tem HIV não sabe ainda. Por isso, é necessário um esforço comum para oferecer testes à toda população mundial, principalmente aos da zona de risco, como homossexuais, profissionais do sexo e dependentes químicos.

Mais de 1,5 milhão de pessoas morreram no ano passado, em todo o mundo, devido à Aids. Outras 2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o vírus em 2013, sendo que cerca de 70% delas vivem em países em desenvolvimento. Atualmente, 13 milhões de pacientes fazem terapias antirretrovirais, número que representa apenas um terço das dos doentes que precisam de medicação. A situação se agrava em países pobres, principalmente no tratamento infantil, porque apenas 25% das crianças recebem medicamento adequado contra o HIV.

Mas a OMS também aponta avanços em alguns países que há poucos anos enfrentavam uma situação de emergência. Em Ruanda, por exemplo, mais de 80% dos pacientes estão tendo acesso aos tratamentos. O país calcula ter investido 12,7 milhões de euros no combate ao vírus.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp