Portal Emaranhense Publicidade 728x90
01/09/2014 às 14h10min - Atualizada em 01/09/2014 às 14h10min

Inicia a distribuição da segunda dose da vacina contra HPV

- Emaranhense.com.br

A segunda dose da vacina contra o vírus HPV começa a ser distribuído hoje (01) em todo o país. A segunda dose precisa ser aplicada seis meses após a primeira aplicação para que  tenhaefeito , sendo assim, para o controle é necessário que as adolescentes levem a sua carteirinha de vacinação ao posto onde serão atendidas.

O governo está distribuindo gratuitamente a vacina para meninas de 11 a 13 anos e de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano.São Luís aplicou 22.875 doses de vacina contra o HPV no período de março a agosto. Como a vacina foi incorporada ao calendário nacional de imunização, está disponível de forma permanente nas unidades de saúde da rede municipal e estadual.

“A segunda dose da vacina contra o HPV é aplicada seis meses após a inicial. Então, começaremos a vacinação em setembro apenas com o público que tomou a primeira dose em março. Orientamos as meninas para levarem o cartão de saúde ao mesmo posto onde vacinaram, pois será necessário verificar a ficha preenchida. É muito importante não deixar o esquema vacinal ficar incompleto para garantir imunização total”, orienta a coordenadora.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp