01/08/2014 às 16h32min - Atualizada em 01/08/2014 às 16h32min

SES realiza campanha em combate a Hepatite

TV Maranhense - Emaranhense.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da superintendência de Vigilância em Saúde, em parceria com a Semus, SESI e várias outras entidades realizaram, nesta sexta-feira (1°), uma ação de conscientização e combate às hepatites virais e DSTs/AIDS.

O evento contou com várias atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que foi comemorado na segunda-feira (28). Para despertar a população e chamar a atenção para a importância de conhecer e combater a doença, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite foi instalado um estande da Secretaria de Saúde, além de várias barracas e unidades móveis para atender a população. Quem passou pelo local pode receber orientações sobre prevenção e obter vários serviços como vacinação contra as hepatites A e B, teste rápido de HIV, preservativos masculinos e femininos, pesagem e aconselhamento nutricional.

Em todo Maranhão foram registrados nos últimos sete anos 7.607 casos de hepatite, de acordo com os dados do Programa Estadual de Controle e Prevenção das Hepatites Virais/SES. Em 2013 foram 740 casos, e apenas 250 em todo estado em 2014. Esses números, segundo o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, são decorrentes do fato de o Estado ter estabelecido diversas ações visando alertar a população e buscando a diminuição do número de casos, focando principalmente na vacinação como grande ferramenta de alcance de resultados positivos.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da SES, Helena Almeida, a vacina contra hepatite "A" foi incluída no calendário nacional de vacinação a partir deste mês. A vacina é oferecida em dose única e a meta é imunizar pela rede pública 95% das crianças de até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Para vacinar, basta que os pais levem a criança com a carteira de vacinação a um posto de saúde de sua cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp