Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/06/2013 às 16h01min - Atualizada em 10/06/2013 às 16h01min

Começou a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em São Luís

A campanha vai até o dia (21) de junho

TVMaranhense/Rose Castro

Aconteceu no último  sábado (08) o Dia “D” de Vacinação contra a paralisia infantil para crianças entre seis meses até menores de cinco anos. Em São Luís, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), disponibilizou mais de 250 postos de vacinação.

Além das unidades de saúde, praças, shoppings, associações e escolas, também receberam as equipes de vacinação. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A campanha em São Luis vai  até o dia 21 de junho. A abertura oficial da Campanha aconteceu na Unidade Mista Itaqui-Bacanga.

 

No Brasil, a meta é imunizar mais de 12 milhões de crianças e, em  São Luís, a meta chega a 70 mil. Segundo a secretária adjunta de Ações em Saúde da Semus, Sílvia Helena Cavalcante, aproximadamente  dois mil profissionais estarão trabalhando na Campanha. Quem não conseguiu levar os filhos no sábado, pode se dirigir aos postos de Saúde da Rede Municipal e nos demais locais  disponibilizados pela prefeitura

 

 De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), para receber as duas gotinhas da vacina, a criança deve estar com a vacinação em dia. Neste caso, os pais podem levá-la a qualquer um dos postos. Caso não tenha iniciado a sequência da vacinação ou ter perdido uma das etapas, deve procurar, especificamente, uma Unidade de Saúde fixa onde a imunização também acontecerá, neste caso, através da forma injetável. O ideal, segundo o MS, é que as crianças recebam as primeiras doses aos dois e aos quatro primeiros meses de vida.

 

É muito importante, também, que a carteirinha de vacinação seja levada junto com a criança. É neste documento que serão registrados todos os passos das imunizações realizadas.

 

Sobre a doença

A paralisia infantil (poliomielite) é causada por um vírus e é transmitida de pessoa a pessoa, normalmente através do contato com as fezes contaminadas. A doença ataca os nervos e pode levar à paralisia total ou parcial.

Os tratamentos realizados com foco na doença visam apenas adotar medidas que minimizem as suas complicações. “Não existe cura para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é a vacinação”, alerta Silvia Cavalcante.

Sintomas

Os sintomas são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.

A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

Casos no Brasil

Desde 1990 não são registrados casos da doença no Brasil. As Campanhas, que acontecem há 34 anos, têm como foco prevenir o surgimento de novos casos. No mundo ainda existem países endêmicos e outros que restabeleceram a transmissão, muitos deles no continente africano. A preocupação é quanto à importação do vírus desses países. Com a proximidade de eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas onde o fluxo de turistas aumentará, é necessário que se fique neste estado de alerta.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp