Portal Emaranhense Publicidade 728x90
29/07/2014 às 16h38min - Atualizada em 29/07/2014 às 16h38min

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu

TV Maranhense - Emaranhense.com.br
Band SP

Quem olhar para o horizonte durante as próximas noites, até o dia 3, pode se deparar com uma chuva de meteoros.

Será possível observar até 30 estrelas cadentes por hora, segundo o planetário do Rio de Janeiro.

O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição e com o horizonte livre.

O fenômeno poderá ser visualizado em todo o país, mas os moradores do Sul e do Sudeste vão ter visão privilegiada.

O que são estrelas cadentes?

Estrelas cadentes não são estrelas, são rastros luminosos de meteoroides (pequenos pedaços de material sólido que vagam pelo espaço entre os planetas do Sistema Solar) que entram na atmosfera da Terra e queimam com o atrito. A maior parte deles vem de cometas.

Cometas orbitam o Sol e, quando passam perto dele, o calor faz com que algumas partes se desprendam e continuem circulando pela sua órbita.

Quando a Terra cruza essa órbita, ou passa perto dela, o planeta pode chocar-se com esses pequenos pedaços. A uma velocidade de até 250 mil km/h, eles entram em contato com os gases da nossa atmosfera, queimam por atrito e produzem aqueles traços luminosos, que são as estrelas cadentes. A maioria deles queima completamente entre 90 e 130 quilômetros de altitude. Leva poucos segundos para se desintegrar e o rastro luminoso dura pouco. 

Chuvas de meteoros acontecem o tempo inteiro, só que são mais visíveis nas noites escuras - entre as fases minguante e crescente da lua.

É possível prever as chuvas de meteoros , porque o movimento da Terra é bem determinado e as órbitas dos cometas são conhecidas. 

A chuva de estrelas cadentes é tão famosa que tem até nome: Leônidas. O nome decorre do fato de ela ocorrer na direção da constelação do Leão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp