Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/05/2013 às 08h39min - Atualizada em 30/05/2013 às 08h39min

Aluísio Mendes participa de audiência pública no Coroadinho

GOVERNO DO MARANHÃO

SSP-MA

O secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, participou de audiência pública com moradores do Polo Coroadinho, na noite de segunda-feira (27). A reunião, que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja do Espírito Santo do Alto do Timbira, no conjunto Dom Sebastião - Parque Timbira, reuniu moradores dos bairros Coroadinho, Parque Timbiras, Bom Jesus, Primavera, Pindorama e adjacências.

Durante a reunião, Aluisio Mendes garantiu que a Unidade de Segurança Comunitária (USC) que atenderá aquela região será construída em um terreno doado através de uma parceria com o Centro de Ensino Profissional do Maranhão (Cepromar). As obras terão início já no próximo semestre. Na pauta, Aluisio Mendes ouviu, ainda, as demandas da comunidade referentes à segurança em toda a área.

“O bairro Coroadinho terá a primeira USC construída com recursos próprios do Estado. Finalizaremos o concurso público e, após formados os novos policiais, entregaremos também a USC. Vamos trabalhar para que na área do Coroadinho as Políticas Públicas de Segurança também surtam o mesmo efeito do experimentado na área da Vila Luizão, que reduziu mais de 90% o número de homicídios”, comentou Aluisio Mendes.

A unidade, que será construída na área do Polo Coroadinho, beneficiará mais de 80 mil habitantes. Todo o projeto, conforme apresentado pelo secretário de Segurança, terá a mesma concepção da USC da Divineia/Vila Luizão, primeiro projeto instalado pelo Governo do Estado, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Lourival Mendes. A USC do Coroadinho contará também com moderno aparato tecnológico moderno e de última geração.

“O projeto da Vila Luizão tem nos dado resultado bastante satisfatórios. Utilizaremos a mesma estratégia de ocupação e implantação aqui na área do Coroadinho. Já estamos firmando diversas parcerias com a iniciativa privada para os jovens tenham na USC um projeto de formação profissional. Esta é uma prova de segurança pública se faz com o envolvimento de todos os atores sociais”, completou.

Equipamento

Aluisio Mendes afirmou ainda que a Unidade será equipada com câmeras de vídeomonitoramento, que dará ao comando da Unidade um controle 24 horas por dia de toda a movimentação da região. As câmeras também serão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), além de mais 10 novas viaturas distribuídas em toda aquela área.

Durante o encontro, o secretário de Segurança mostrou à comunidade estudos que mostram a realidade da criminalidade de vários estados da federação. Aluisio Mendes reconheceu que a problemática do aumento do consumo do crack em todo o país tem sido uma das principais causas de homicídios na atualidade. Segundo Mendes, só em São Luis, 82% dos homicídios registrados nos últimos meses estão relacionados ao tráfico de drogas. Ele ressaltou ainda que diversas ações e operações estão sendo feitas para coibir a expansão do crack no Maranhão.

Já um dos líderes demonstrou expectativa na instalação da USC do bairro. “É a segunda vez que estamos nos reunindo aqui na comunidade com a equipe da Secretaria de Segurança. Já tivemos a certeza que teremos melhorias na região com a chegada da USC. Estamos esperançosos com a implantação do projeto”, considerou o conselheiro comunitário Antonio Alves.

Presentes ainda, os secretários-adjuntos de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva; de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno; o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Celso Jardim; os delegados Jalligson Freire e José Sobrinho, respectivamente, titular do 10º DP e da Supervisão de Área Integrada de Segurança Pública/Norte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp