Portal Emaranhense Publicidade 728x90
01/07/2014 às 09h01min - Atualizada em 01/07/2014 às 09h01min

Portadores do HIV têm mais defesa contra a gripe A

O HIV “protege” o organismo em que está para que ele não seja contaminado por outro vírus

- Da Agência Brasil
Thomaz Marostegan/ Metro Campinas

Estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) publicado, nesta sexta-feira, na revista científica Plos One mostra que pessoas infectadas pelo vírus HIV são menos suscetíveis ao vírus H1N1, causador da gripe A. É como se o HIV se protegesse para que aquele organismo não fosse infectado por outro vírus, que iria competir com ele pela mesma célula, explicou, à Agência Brasil, o pesquisador Thiago Moreno.

 

O pesquisador disse: “Durante a pandemia de 2009, foi surpreendente observar que indivíduos infectados pelo HIV não tiveram uma maior gravidade quando infectados pelo H1N1. É surpreendente porque, pela condição deles de imunocomprometimento devido à infecção pelo HIV, era esperado o contrário, que foi o que ocorreu com outros indivíduos imunocomprometidos, como os portadores de câncer e os transplantados”. Os estudos sugerem que o efeito da pandemia em indivíduos infectados pela AIDS não foi  diferente do observado na população em geral. A explicação científica é que o HIV, ao responder à defesa da célula que ele ataca, usa uma proteína (IFITM3) capaz de inibir a replicação do vírus H1N1. Com isso, a capacidade do Influenza de infectar as células é prejudicada.

 

Após constatarem o efeito do HIV sobre a replicação do vírus da gripe A, os pesquisadores  querem agora detectar qual é o efeito do Influenza sobre o vírus da aids. Testes são feitos no IOC. Thiago Moreno admitiu que a ideia, no futuro, é buscar novos tratamentos para a gripe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp