30/06/2014 às 12h36min - Atualizada em 30/06/2014 às 12h36min

Arraial da Maria Aragão realiza mais de 30 mil atendimentos na área da saúde

Foram realizados cerca de 700 testes rápidos e a distribuição de 176 mil preservativos

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou serviços de saúde aos visitantes do arraial “Terreiro da Maria” na Praça Maria Aragão. Mais de 30 mil pessoas foram atendidas pelas equipes da Semus. Entre os serviços oferecidos está o teste rápido de HIV, distribuição de preservativos, aconselhamento e atendimento de primeiros socorros, além de aferição de pressão arterial.

“Orientamos as pessoas no sentido de evitar um ambiente de proliferação das DST/AIDS e hepatites virais. Esse trabalho é importante tanto pela conscientização da população sobre os riscos dessas doenças, quanto pelo trabalho de aconselhamento. Encaminhamos as pessoas com alguma alteração detectada para realizar o tratamento adequado das doenças”, afirmou a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal, Teresinha Lobo.

Foram realizados mais de 700 testes rápidos e 770 aconselhamentos, além da distribuição de 176 mil preservativos masculinos e femininos. A Prefeitura também firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para orientar o público do arraial a reduzir o consumo do álcool e outras drogas. Além de prevenir contra as DST/AIDS e hepatites virais, a ação teve o objetivo de reduzir os danos como acidentes de trânsito e domésticos.

“Esse projeto já existe na UFMA, onde alunos realizam pesquisas, traçam o perfil dos usuários e orientam para a redução da ingestão de bebidas alcoólicas e outras drogas. A Semus realizou a parceria no intuito de desenvolver outras ações nos Centros de Testagem e Aconselhamento e Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas”, informou o coordenador do programa de DST/AIDS da Semus, Claudean Serra Reis.

A Semus também manteve equipes da Vigilância Sanitária Municipal para fiscalização dos procedimentos corretos na comercialização de alimentos no arraial da Praça Maria Aragão e disponibilizou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os casos de urgência e emergência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp