Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/06/2014 às 18h45min - Atualizada em 26/06/2014 às 18h45min

Inscrições para o casamento comunitário encerram nesta sexta-feira,

TV Maranhense
CGJ-MA

Encerra às 18h dessa sexta-feira, 27, o agendamento, via Telejudiciário (0800-707-1581) inscrições para o casamento comunitário que a Corregedoria Geral da Justiça promove no próximo mês de julho.  A cerimônia é aberta para moradores de São Luís. Só serão recebidas inscrições previamente agendadas pelo Telejudiciário, através do qual os interessados são informados sobre dia, horário e local do atendimento.

A média diária de agendamentos de inscrições é de 72 casais. Os locais de inscrição são a sede da Corregedoria e o Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. Na ocasião do comparecimento ao local da inscrição, os casais devem apresentar as testemunhas do casamento e os documentos exigidos para a participação na celebração.

Para noivos solteiros e maiores de 18 anos, são exigidos certidão de nascimento (original) e cópia do RG e comprovante de residência. Os mesmos documentos, mais a certidão de nascimento (original) e consentimento dos pais, bem como cópia do RG dos mesmos são exigidos para nubentes menores de 16 anos. No caso de noivos divorciados, além da cópia do RG é exigida a averbação do divórcio (original). Cópias do comprovante de residência e RG e certidão de casamento averbada com o óbito são exigidas para viúvos.

Festa - Inaugurado pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão em 1999, o Projeto Casamento Comunitário tem por finalidade facilitar a oficialização da união de casais em todo o Maranhão. Todos os atos relativos ao casamento são gratuitos.

Ao longo dos anos, a iniciativa tem beneficiado casais de todos os municípios maranhenses. Só em 2014, mais de 1000 casais já oficializaram a união através do projeto. Nessa quinta, 154 casais devem participar da cerimônia promovida pela comarca de Carutapera (538 km da capital). No dia 16 de julho, casamento comunitário na Comarca de Loreto (688 km da capital) promete reunir 38 casais.

Além do aspecto legal representado pela oficialização da união, os casamentos comunitários são sempre uma grande festa para participantes e convidados, frequentemente brindados com bolo confeitado, decoração especial, bênçãos de padres e pastores e sorteio de brindes doados por comerciantes e pessoas da comunidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp