Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/06/2014 às 17h50min - Atualizada em 26/06/2014 às 17h50min

Professores e comunidade realizam curso de Braille

TV Maranhense
Semed
Paula Rodrigues/Semed

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), certificou os 42 participantes do curso de Braille realizado durante o primeiro semestre deste ano. A formação foi voltada para professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral. A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, na Alemanha.

O curso teve o objetivo de promover o conhecimento acerca do sistema Braille, possibilitando tanto o entendimento do sistema de comunicação como o aperfeiçoamento das relações interpessoais com as pessoas que têm deficiência visual. Foram abordados temas como “Conceito de Deficiência Visual”, “Alfabeto Braille”, “A Comunicação e a Relação Interpessoal com a Pessoa Cega”, entre outros.

Além do curso de Braille, a Semed disponibilizou no início deste ano outras duas qualificações na área de Educação Especial: Educação Especial em Contexto e o curso de Libras, totalizando 450 vagas para docentes e para a comunidade. No segundo semestre deve ser oferecido o curso de Soroban, instrumento que facilita o ensino da Matemática para os estudantes cegos.

José de Ribamar Mesquita, instrutor do curso, destacou a necessidade dos professores estarem sempre preparados para receber os estudantes. “O professor pode escolher a matéria para lecionar, mas não pode escolher a quem vai ensinar. Ele deve estar sempre preparado para não ter dificuldades para ensinar quem quer que seja”, disse.

Para assegurar o aprendizado dos alunos com deficiência, a Semed disponibiliza ainda a figura do professor itinerante, que auxilia o professor da turma regular na execução de suas atividades. “Nossa função é fazer com que os estudantes com alguma deficiência participem de todos os momentos da sala de aula. Acredito que todos são capazes de aprender e essas crianças nos inspiram a sermos melhores pessoas e profissionais mais dedicados”, contou a professora itinerante Josiane dos Reis.

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos estudantes cegos, a Prefeitura de São Luís inaugurou no início deste mês o núcleo de produção em Braille. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp