Portal Emaranhense Publicidade 728x90
18/06/2014 às 15h47min - Atualizada em 18/06/2014 às 15h47min

Câncer atinge pessoas no inverno

TV Maranhense

No próximo sábado (21) começa o inverno em todo o Brasil. Apesar de ser a estação mais amena do ano, em quase todo o país o sol permanece forte ao menos uma parte do dia e os períodos mais curtos não significam menor contato com os raios UV, especialmente nos horários de pico. A exposição continua e cumulativa deste tipo de radiação pode causar sérios danos à saúde, como o câncer de pele.

Por isso, na estação mais fria do ano, o contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento deste tipo de câncer que ataca 576 mil brasileiros ao ano, segundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. No mundo, sete milhões de pessoas morrem por causa do melanoma a cada ano.

A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde. O problema pode, porém, ser facilmente evitado se alguns cuidados forem observados.

Proteja-se

1-Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas. 
2- Evite ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas, quando a irradiação de ultravioleta é maior.
3- Conheça o histórico de problemas de pele na sua família. Ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais. 
4- Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Repita a aplicação diversas vezes e não apenas no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele. 

Preste atenção aos alertas na sua pele

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

Tratamento

Quando o melanoma é identificado precocemente, faz-se cirurgia no local. Mas se o melanoma se espalha para outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp