Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/06/2014 às 09h42min - Atualizada em 17/06/2014 às 09h42min

Óculos são entregues a estudantes da rede municipal

Iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, elaborado pelo MEC

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), promoveu na manhã desta segunda-feira (16) a entrega de 40 óculos de grau a crianças na faixa etária entre 8 e 13 anos de idade na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Olinda Desterro, na Vila Fialho. A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que visa à integração e articulação permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

“A entrega de óculos para os estudantes do nosso município proporciona mais qualidade de vida, na medida em que corrige os problemas de vista que tanto interferem no aprendizado nessa fase da vida. A partir de hoje, estas serão crianças mais atentas e com mais condições de ter um bom desempenho escolar”, destacou o titular da Semed, Geraldo Castro.

As crianças beneficiadas foram submetidas a consultas com oftalmologistas há algumas semanas na unidade escolar. Na ocasião, foi constatada a necessidade do uso de óculos de grau para 40 estudantes. Entre eles, Kathlly Melo Sidreira, de 9 anos, moradora do Recanto Fialho. “Eu gostei, achei bonito o óculos e agora vou poder enxergar melhor”, disse.

O pai de Kathlly, Sidney Tavares Melo, apoiou o projeto. “Há algum tempo, a Kathlly já reclamava em casa de não enxergar certas coisas. Não tinha condições de comprar um óculos para a minha filha. Fiquei feliz em saber que, através da Prefeitura de São Luís, tudo isso foi feito de graça”, destacou.

De acordo com a representante do Programa Saúde na Escola na Semus, Ana Karina Abdalla, a parceria contribui com o aprendizado dos jovens e está alinhada à execução de políticas públicas que beneficiem o bem estar físico dos alunos, seguindo a orientação do prefeito Edivaldo. “A Semus disponibiliza profissionais e providencia a fabricação dos óculos sob medida aos alunos”, explicou Ana Karina.

No total, mais de 8 mil estudantes da rede pública municipal já foram contemplados com o PSE. Somente nas unidades Tomás de Aquino (Vila Lobão), Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco) e Olinda Desterro, 2,4 mil crianças foram submetidas a consultas oftalmológicas. A próxima escola a ser contemplada com a ação é a U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves, no São Francisco.

Além do atendimento oftalmológico, as ações do Programa Saúde na Escola incluem ainda a realização de exame antropométrico, atualização do calendário de vacinação, atendimento na área de saúde bucal e realização de palestras sobre “Alimentação Saudável”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS” e “Álcool, tabaco e outras drogas”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp