17/06/2014 às 09h39min - Atualizada em 17/06/2014 às 09h39min

Programa Brasil Alfabetizado prorroga inscrições para voluntários

As inscrições podem ser realizadas até esta sexta (20), em horário comercial na coordenação do PBA, situada à Rua de São João, no Centro.

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), prorrogou até esta sexta-feira (20) as inscrições de voluntários para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), executado em parceria com o governo federal. As inscrições podem ser realizadas em horário comercial na coordenação do PBA, situada à Rua de São João, no Centro.

No total, são 230 vagas disponíveis, entre “Alfabetizador”, “Alfabetizador – Coordenador” e “Tradutor – Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”. Os voluntários receberão bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que variam de R$ 400 a R$ 600, a depender do trabalho desenvolvido e do número de turmas a que o alfabetizador, coordenador ou tradutor estiver vinculado no programa.

“A Educação é um direito humano. Para muitas pessoas, a alfabetização é a porta de entrada para a dignidade e o exercício da cidadania. É a partir dela que se abrem as possibilidades de acesso a outros níveis de ensino: Fundamental, Básico, Profissionalizante e Superior”, comentou o secretário de Educação, Geraldo Castro.

Com o objetivo de erradicar o analfabetismo entre jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, o PBA é desenvolvido desde 2003 pelo Ministério da Educação. Em São Luís, uma nova turma do programa deve concluir o curso nas próximas semanas.

SELEÇÃO

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar ficha de cadastro preenchida e comprovação de experiência profissional, além de cópia do RG, CPF e títulos de escolaridade. Entre outras condições, os interessados em participar do processo seletivo não podem possuir nenhum outro vínculo com o PBA ou programa semelhante, por outra instituição pública ou privada.

Dividido em duas etapas, o processo seletivo consistirá em análise do currículo e de provas objetiva e discursiva. O resultado das análises curriculares, que tem caráter eliminatório, deve ser divulgado até o dia 26 de junho na coordenação do PBA e no site da Prefeitura de São Luís. A segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 3 de julho, e o resultado final para o dia 17.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp