Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/06/2014 às 10h31min - Atualizada em 16/06/2014 às 10h31min

Prefeitura garante proteção à saúde de brincantes do Terreiro da Maria

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192) da Secretaria de Saúde (Semus) terá um ponto de apoio na Praça Maria Aragão

Secom/Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís disponibilizará diversos serviços da área da saúde para prevenir riscos e assegurar a tranquilidade dos brincantes nos festejos juninos no Arraial da Praça Maria Aragão. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192) da Secretaria de Saúde (Semus) terá um ponto de apoio na Praça Maria Aragão. O veículo estará disponível para atender eventuais ocorrências no local ou em áreas próximas.
 
Outra ação importante será a da Coordenação de Vigilância Sanitária da Semus, que vai atuar na orientação de usuários e fiscalização das barracas que comercializam alimentos. Em maio, a Prefeitura realizou um treinamento com os barraqueiros sobre boas práticas na manipulação de alimentos. A inspeção sanitária tem o objetivo de garantir o cumprimento das normas enfatizadas durante o treinamento.
 
“Durante a capacitação, repassamos as orientações necessárias para garantir o funcionamento das barracas dentro das normas sanitárias e, com essa iniciativa, a ocorrência de irregularidades diminui consideravelmente. Mesmo assim, estaremos atentos a questões como o uso obrigatório de descartáveis, o gelo adequado para bebidas e a adoção de proteção na preparação e manipulação dos alimentos”, explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária da Semus, Zilmar Rodrigues.
 
O trabalho será realizado por seis técnicos que ficarão de plantão durante toda a noite. O foco do serviço são as ações educativas e de orientação, o que não descarta a aplicação de notificações, multas e até interdição nos casos em que forem necessários. “A população pode colaborar estando atenta ao que vai consumir, observando as condições higiênico-sanitárias do local e informando aos fiscais qualquer situação que pareça irregular”, disse Zilmar.
 
PREVENÇÃO
 
A Prefeitura de São Luís vai aproveitar os festejos juninos e o grande público na Praça Maria Aragão para chamar a atenção das pessoas sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Equipes da Semus estarão presentes todas as noites, fazendo abordagens e repassando informações sobre os riscos do sexo desprotegido.
 
A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal, Terezinha Lobo, ressaltou que os festejos juninos atraem muitos turistas e congregam muitas pessoas. Por isso, a importância de fazer o alerta. “Vamos orientar a população que evite relações sexuais sem proteção e minimizem condições que possam favorecer a proliferação da Aids”, afirmou a superintendente.
 
Para reforçar essa ação, a Semus vai fazer a testagem rápida para o diagnóstico precoce da contaminação pelo HIV. O exame é simples: com apenas um furo no dedo, similar ao teste de glicose, e o resultado sai em meia hora. A ação preventiva contará também com a distribuição de preservativos masculino e feminino e folhetos informativos sobre as práticas que podem transmitir ou não o vírus da Aids.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp