Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/05/2013 às 17h24min - Atualizada em 22/05/2013 às 17h24min

Aged realiza Dia de Campo contra febre aftosa e raiva no município de Matinha

GOVERNO DO MARANHÃO

Sagrima/Aged Texto: Rita Cardoso

 A Unidade Veterinária Local da Agência de Defesa Agropecuária de Viana (Aged), realizou no último sábado (18), mais um Dia de Campo contra Febre Aftosa e Raiva, no município de Matinha. Essa ação de Educação Sanitária tem como objetivo intensificar a divulgação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que está acontecendo em todo o estado até dia 31 deste mês.

De acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os criadores tem que vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos até o dia 31 de maio, sob pena de sanções como, multas e até mesmo o impedimento de transitar com seus animais fora da propriedade ou até mesmo comercializá-los. Após o prazo para vacinação, o criador ainda tem mais 15 dias para procurar os escritórios da Aged, onde suas propriedades estão cadastradas, para fazer a comprovação da vacinação.

Durante o Dia de Campo, servidores da Aged disponibilizaram aos produtores rurais, comunidade e autoridades, conhecimentos sobre a doença e suas consequências para o produtor e para o estado, com vistas à intensificação nas ações de prevenção e consequente incremento nos índices vacinais. O evento contou com o apoio da prefeitura de Viana, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Saúde.

Durante o Dia de Campo, foram realizadas palestras sobre Febre Aftosa e prática de vacinação, ministrada pelo chefe da UVL de Viana, Edvaldo Franco Amorim Filho; e sobre Raiva Herbívora, pela chefe da UVL de Arari, Jucielly Campos de Oliveira. Ainda como parte das atividades, o produtor rural Pedro Maclínio Silveira teve a vacinação de seu rebanho acompanhada pelo serviço veterinário oficial.

A Aged é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e possui 19 escritórios regionais instalados em todas as regiões do Maranhão, além de Unidades Veterinárias Locais e Escritórios de Atendimento à Comunidade, com atuação em todos os municípios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp