Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/06/2014 às 17h33min - Atualizada em 10/06/2014 às 17h33min

Temporada junina começa nesta sexta-feira (13)

TV Maranhense
FUNC

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), dá início à temporada junina nesta sexta-feira (13), a partir das 18h.  Com o tema “São João de São Luís - O Arraial do Brasil é aqui”, a expectativa é atrair mais de 100 mil pessoas para a Praça Maria Aragão, que, durante os dezessete dias de festa, passará a ser o “Terreiro da Maria”. A temporada junina deste ano vai até o dia 29 de junho.

Além da tradicional decoração de bandeirinhas juninas, quinze totens com iconografias de personagens da cultura popular serão espalhados na praça e servirão como suporte fotográfico. Os visitantes do Arraial também poderão interagir com personagens do auto do boi como Pai Francisco e Mãe Catirina. Além disso, a poesia ganhará a voz de cordelistas itinerantes.

“Entendemos que as festas juninas representam um momento de celebração da alegria do povo. Além de trazermos as tradições populares e fazer o resgate de brincadeiras e atividades que fazem parte da cultura do ciclo junino, queremos também trazer a população para se divertir com os estilos musicais que atraem o grande público, não apenas vendo as apresentações, como também participando da festa, dançando”, disse o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

Uma grande estrutura de palco, som e luz está sendo montada para a apresentação de 209 atrações culturais, entre bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares, grupos alternativos, grupos de forró pé de serra e shows.

Este ano, a programação contará com uma novidade: os bailes populares, com a noite do brega (dia 23) e a noite do forró (dia 26). Para o Baile do Brega, estão confirmados os shows de Celma Marks, Valfredo Jair e Eugênia Miranda. Três bandas de forró animarão a noite do dia 26. Paralelamente aos bailes, será mantida a programação tradicional com as brincadeiras juninas.

Ao todo, 20 barracas vão oferecer serviços e atividades que integram a programação do Arraial, com cardápio variado e a venda de bebidas e comidas típicas. Além da culinária, outros espaços estarão disponíveis como o Barracão do Forró, com apresentação de bandas de forró pé de serra. Também haverá dois espaços institucionais e um espaço destinado ao turista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp