Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/06/2014 às 08h38min - Atualizada em 10/06/2014 às 08h38min

Conselho aprova relatório de gestão e avalia quadro de imunização no Maranhão

A reunião foi presidida pelo subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite, e colocou em discussão diversos assuntos, como a composição do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP/UFMA)

SES

O Conselho Estadual de Saúde (CES/MA) aprovou nesta segunda-feira (5), no auditório do Praia Mar Hotel, o relatório anual de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referente ao exercício de 2013. A reunião foi presidida pelo subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite, e colocou em discussão diversos assuntos, como a composição do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP/UFMA), cuja intenção é acompanhar e analisar pesquisas na área da saúde, visando dar apoio e direcionamento aos trabalhos, considerando pontos importantes como aplicações práticas, rigores técnicos científicos e humanização na prática científica.

“A importância deste trabalho é tamanha que nós solicitamos e fomos prontamente atendidos pelo secretário Ricardo Murad, que entendeu a necessidade de um setor adequado dentro da estrutura da saúde que tenha esta finalidade. Dentro em breve contaremos com um espaço físico destinado a essa função”, reiterou José Márcio.

Foi aprovado para o CEP, por consenso, o nome da conselheira Ivanilde Sampaio, representante da Federação dos Empregados no Comércio do Maranhão - Fecema, compondo a mesa do CES/MA como representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi feita uma explanação sobre a situacão da imunização no estado, defendida Helena Carreiro, chefe do setor de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O Maranhão tem seguido à risca as recomendações do Ministério da Saúde, perseguido suas metas para manter bons índices de cobertura vacinal. Temos feito o que é imprescindível para superar problemas de notificação, dando apoio, treinamento e disponibilizando as vacinas nas regionais, o quanto antes, para que os gestores possam receber e montar sua estratégia para vacinação”, disse ela.

A chefe do Departamento de Planejamento e Ações Estratégicas, Francisca Nogueira apresentou o “Relatório Anual de Gestão”, referente ao ano de 2013, demonstrando a atuação da SES no exercício de 2013, na execução do plano orçamentário da secretaria para desenvolvimento das ações em saúde no estado do Maranhão.

“Além de demonstrar o direcionamento dos recursos alocados na saúde e metas físicas pactuadas para cumprimento da programação, nós estamos levando ao conhecimento dos conselheiros as dificuldades que tivemos para detectar algumas situações que nós permitam ter um diagnóstico do sistema de saúde do Maranhão como um todo, e alertar para que os  gestores e os municípios cumpram seu dever de informar corretamente suas ações ao Ministério da Saúde”, explicou.

“Após avaliar os números e anotações técnicas contidas no documento foi entendido que 80% das ações foram concluídas e que 20% ainda estão em andamento em empenho. Setenta por cento das metas físicas finais superaram as suas programações sendo que os 30% restante destas metas chegaram quase que a sua totalidade e não causaram danos ao estado e sua programação”, avaliou em nome dos conselheiros, Evandro Pires, da assessoria de Saúde das Gerências Regionais.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp