Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/06/2014 às 11h20min - Atualizada em 09/06/2014 às 11h20min

Daniel Ricciardo quebra domínio da Mercedes e conquista a primeira vitória

Australiano conseguiu a liderança nas últimas voltas

Correio Braziliense
O australiano Daniel Ricciardo conseguiu a primeira vitória de sua carreira na Fórmula 1, neste domingo, 8 de junho. O piloto da Red Bull aproveitou o problema dos carros da equipe Mercedes e ultrapassou o alemão Nico Rosberg na última volta para vencer o Grande Prêmio do Canadá. Já o brasileiro Felipe Massa bateu no último giro.

Ricciardo se manteve entre os primeiros colocados durante toda a prova, mas só teve chances de assumir a ponta nas últimas voltas, quando conseguiu deixar para trás o mexicano Sergio Pérez e iniciar caçada a Rosberg, que teve problemas em seu carro desde a metade da corrida. O alemão da Mercedes foi o segundo, com Sebastian Vettel completando o pódio.

Já o brasileiro Felipe Massa fazia grande prova até a volta final, quando duelava pela quarta colocação com o mexicano Sergio Pérez. Mesmo com um erro da equipe Williams em sua primeira parada para troca de pneus, ele escalou a classificação até o pelotão de frente. Na volta final, em tentativa de ultrapassagem sobre o piloto da Force India, os dois se tocaram e bateram com força no muro.

A segunda posição no Canadá deixa Nico Rosberg na liderança do Mundial de Fórmula 1 com 140 pontos, agora com 21 de vantagem para o britânico Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes e rival na briga pelo título. O terceiro colocado é Ricciardo. A próxima etapa do campeonato é o GP da Áustria em 22 de junho.

A corrida 

A briga entre os pilotos da Mercedes começou já na largada. Hamilton saiu melhor e chegou à primeira curva um pouco à frente do que Rosberg, mas o alemão tinha a preferência da curva, retardou a freada e quase provocou um toque ente os dois. Para não colidir, o britânico colocou seu carro um pouco para fora da pista e acabou perdendo a segunda colocação para Vettel.
 
Os pilotos da Williams também duelaram por posição no começo da prova, mas Valtteri Bottas conseguiu defender o quarto posto do brasileiro Felipe Massa, com manobra semelhante à de Rosberg. A briga na frente do grid foi interrompida por um acidente de Jules Bianchi, que provocou a entrada de safety car. O francês foi tocado por Max Chilton, seu companheiro de equipe, e foi em direção ao muro com força.

O carro de segurança deixou a pista em Montreal no fim da sétima volta e já no décimo giro Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar Sebastian Vettel para recuperar a segunda posição, e então iniciar a perseguição a Rosberg. O primeiro piloto a parar nos boxes para trocar pneus foi o australiano Daniel Ricciardo, que pressionava Massa pela quinta posição. Quando o brasileiro fez seu pit-stop no 16º giro, junto a Vettel, a equipe Williams teve problemas na troca do pneu dianteiro esquerdo e o devolveu à pista em posição ruim.

Hamilton assumiu a liderança da prova na 19ª volta, quando Rosberg foi aos boxes para a troca de pneus. No giro seguinte, foi a vez do britânico parar, o que levou o alemão novamente à ponta da prova. Os dois começaram a brigar diretamente pela primeira posição de novo na 25ª volta, quando o filho de Keke Rosberg chegou a escapar da pista depois de travar os pneus, mas não perdeu o posto.

Massa foi para a terceira colocação do GP do Canadá quando Nico Hulkenberg finalmente foi aos boxes. Pouco depois da metade da prova, os dois carros da Mercedes começaram a enfrentar problemas e diminuíram o ritmo em relação ao restante dos carros e o brasileiro aproveitou a oportunidade para se aproximar dos ponteiros.

Quando Rosberg fez sua segunda parada para troca de pneus, Felipe Massa foi para segundo e já no giro seguinte assumiu a ponta durante o pit-stop de Hamilton. O britânico continuou com problemas e precisou abandonar. Quando o brasileiro fez sua segunda e última parada, retornou à pista em sétimo.

Depois de ver todo o pelotão se aproximar rapidamente, Rosberg conseguiu melhorar seu ritmo e se manteve na primeira posição até a volta final. Em ritmo mais rápido depois de ultrapassar Sergio Pérez, Daniel Ricciardo conseguiu a ultrapassagem para assumir a ponta e conquistar sua primeira vitória.

Massa também tentava ganhar uma posição, mas na tentativa de ultrapassagem sobre Sergio Pérez acabou colidindo com força com o piloto do México e ambos abandonaram.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp