Portal Emaranhense Publicidade 728x90
09/06/2014 às 09h20min - Atualizada em 09/06/2014 às 09h20min

Boizinho Barrica e Boi de Axixá recebem benção em noite de celebração

O tradicional ritual foi realizado em frente à residência de Dona Leonora de França Pereira, mãe de José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica. Moradores, artistas e antigos brincantes do grupo participaram da cerimônia.

Secom

A governadora Roseana Sarney participou, na noite de sexta-feira (6), na Madre Deus, do ritual de batismo do Boizinho Barrica, que está comemorando seu trigésimo São João. O tradicional ritual foi realizado em frente à residência de Dona Leonora de França Pereira, mãe de José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica. Moradores, artistas e antigos brincantes do grupo participaram da cerimônia.

Ao som de músicas católicas entoadas pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, o boizinho foi abençoado conforme reza a tradição das manifestações. “Os batizados de grupos de bumba meu boi são uma tradição no Maranhão e são importantes para que os brincantes sejam abençoados antes de irem para os terreiros juninos. Fui convidada para ser madrinha do Boizinho Barrica e aceitei mais uma vez o convite. Acredito que todos nós estamos preparados para o São João 2014 e também para torcer pelo Brasil. O que esperamos é que a Copa do Mundo contribua, também, para que mais turistas venham ao Maranhão desfrutar das nossas belezas culturais e naturais”, disse a governadora, que também entrou no ritmo dos passos do grupo da Madre Deus.

Ao final, os brincantes fizeram uma rápida apresentação dando uma amostra do show que levarão aos arraiais ao longo do mês de junho. Segundo José Pereira Godão, o grupo folclórico está pronto para enfrentar a maratona de espetáculos, na capital e interior do estado. A agenda está lotada e foi iniciada na mesma noite, na festa junina organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, que aconteceu na casa de espetáculos Batuque Brasil, na Cohama.

“Nós nos preparamos com meses de antecedência e agora mostraremos o nosso entusiasmo nos terreiros, com as bênçãos dos santos juninos. Nós iremos mostrar as nossas novas toadas e coreografias. Além disso, temos novos brincantes que se uniram ao corpo de baile. Hoje, estamos recebendo a nossa madrinha, que é a governadora Roseana Sarney, o que muito nos honra”, destacou José Pereira Godão.

Axixá

Antes da celebração na Madre Deus, a governadora também participou do ritual de batismo do Boi de Axixá, na Igreja de São Francisco. Madrinha da manifestação folclórica, ela acompanhou toda a cerimônia conduzida pelo frei Valdo Nogueira e foi cortejada pelos brincantes, entre vaqueiros, índias e os personagens Pai Francisco e Mãe Catirina. A festa foi prestigiada também pela secretária adjunta de Fomento à Economia Criativa, Laura Amélia Damous, e pela secretária de Estado de Comunicação Social, Carla Georgina, que também acompanhou a festa na Madre Deus.

 O Boi de Axixá irá aos arraiais este ano homenagear dois de seus baluartes: Francisco Naiva e Donato Alves. Segundo Leila Naiva, presidente da manifestação folclórica, o batalhão vai saudoso e, ao mesmo tempo, feliz, festejar mais um São João. “Nós iremos saudosos para os terreiros, afinal Francisco Naiva e Donato Alves nos deixaram muitas saudades e o Boi de Axixá deve muito a eles. No entanto, iremos felizes por estar participando de mais um São João do Maranhão”, revelou Leila Naiva, acrescentando que o batalhão faz referência à Copa do Mundo no Brasil por meio da indumentária dos vaqueiros campeadores. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp