Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/06/2014 às 10h21min - Atualizada em 05/06/2014 às 10h21min

Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e trabalhadores reabilitados acontece nesta sexta (6)

O Dia D acontece das 8h às 17h, na Agência Central do Sine-MA (Rua da Paz, 316 - Centro).

Setres

Será realizado, nesta sexta-feira (6), o Dia D. Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. O evento é uma promoção do Ministério do Trabalho (MTE), por meio das Agências do Sine, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária, que buscam a inserção desse público numa oportunidade de trabalho. O Dia D acontece das 8h às 17h, na Agência Central do Sine-MA (Rua da Paz, 316 - Centro).

A Setres realizou duas outras edições do Dia D em São Luís, nos meses de maio e novembro do ano passado, oportunidades em que mais de 400 trabalhadores com algum tipo de deficiência foram atendidos e encaminhados para vagas de trabalho específicas para este público. Na ação desta sexta-feira, além de São Luís, as cidades de Codó, Caxias, Estreito e Balsas também estarão em cadeia com a ação. No dia 13, chega a vez de Chapadinha. No dia 30 de maio, o Sine-MA, em Imperatriz, também promoveu o Dia D.

A principal estratégia do evento é dedicar um dia inteiro de atendimento para a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho, reunindo no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego. Outro importante aspecto que possibilita esta ação é a articulação de parceiros, tanto no nível federal quanto no local, onde representantes locais dos órgãos federais, juntamente com entidades locais ligadas ao tema, e secretarias estaduais e municipais estão envolvidos na iniciativa.

Parcerias

Neste sentido, são parceiros do evento o INSS, Senac, Senai, Sest/Senat, Defensoria Pública da União, Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social, além dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), das Cidades (MCidades) e da Educação (MEC) e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

As atividades visam o atendimento não só à pessoa com deficiência, como também do beneficiário reabilitado - pessoa que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O reabilitado, ao final do programa, recebe do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do Sine, entretanto, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa uma grande resistência e preconceito em empregar essa mão de obra.

 A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.

Estatística

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2012), 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios. 

No Maranhão, cerca de 1,5 milhão de pessoas algum tipo de deficiência, também segundo o IBGE (dados de 2010). Somente em São Luís, cerca de 250 mil pessoas se enquadram no perfil e boa parte desta população é considerada apta para o trabalho e, cada vez mais, as empresas buscam esta mão de obra para os seus quadros.

Relação de Vagas disponíveis para PcD nesta sexta

Assistente Administrativo

Assistente Social

Auxiliar de Apontamento de Obra

Auxiliar de Departamento Pessoal

Auxiliar de Escritório

Auxiliar de Limpeza

Cobrador de Transporte Coletivo

Empacotador

Enfermeiro

Ferramenteiro

Fisioterapeuta

Maqueiro

Motorista de Ônibus Urbano

Operador de Caixa

Pedreiro

Porteiro

Psicólogo

Recepcionista

Repositor de Mercadorias

Técnico em Enfermagem

Técnico em Nutrição

Técnico em Segurança do Trabalho

Terapeuta Ocupacional

Vendedor

Vendedor Interno

Zelador

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp