Portal Emaranhense Publicidade 728x90
03/06/2014 às 22h50min - Atualizada em 03/06/2014 às 22h50min

Profissionais de saúde têm treinamento prático em atendimento de urgência e emergência

A gestora da Rede de Serviços de Saúde da SES, Socorro Bispo, disse que até domingo (8) serão capacitados 180 enfermeiros, divididos em seis turmas de 30 profissionais

- Concita Torres
Fonte: SES
Enfermeiros das unidades de saúde do estado participam de treinamento em atendimento de urgência e emergência

Enfermeiros das unidades estaduais de saúde estão participando do curso Basic Life Support (BLS) - Assistência Básica de Vida. O treinamento, que teve início terça-feira (3), no Hotel Praia Mar, é ministrado por técnicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, contratados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

A gestora da Rede de Serviços de Saúde da SES, Socorro Bispo, disse que até domingo (8) serão capacitados 180 enfermeiros, divididos em seis turmas de 30 profissionais. "São profissionais do interior da capital e interior do estado, que estão tendo a oportunidade de reciclar seus conhecimentos para melhorar a qualidade do atendimento emergencial das unidades de saúde", comentou.

 

Além da parte teórica, os enfermeiros simulam nos manequins de treinamento, os atendimentos com desfibrilador externo automático; como fazer RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) em adultos, envolvendo compressões toráxicas e ventilações em vítimas de parada cardiorrespiratória e os atendimentos de bebes vítimas de parada cardiorrespiratória.

 

Fisioterapeutas

Paralelo ao curso de BLS, 118 fisioterapeutas que trabalham na rede estadual de saúde também estão participando, desde o início da semana, do Curso de Simulação Aplicada à Fisioterapia nas Emergências (SAFE). O curso também será realizado até domingo (8), dividido em seis turmas.

 

"Este é o primeiro curso destinado exclusivamente aos fisioterapeutas e tem como finalidade melhorar a qualidade das assistências nas emergências e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica das unidades estaduais de saúde", explicou a coordenadora de reabilitação da SES, Nelbe Amorim de Souza.

Dentre os treinamentos práticos do curso de SAFE estão os de habilidades do posicionamento do paciente politraumatizado, imobilização, uso de colar cervical, posicionamento do paciente e principais cuidados com o paciente neurológico durante o atendimento do fisioterapeuta.

 

Estão participando do curso os profissionais das unidades estaduais de saúde - Hospital Macrorregional de Coroatá, Hospital Geral de Barreirinhas, Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, Hospital Geral de Grajáu, Unidade Avançada do Hospital Geral em Matões do Norte, Hospital Geral de Monção, Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, Hospital Geral de Timbiras, e das UPAS de Coroatá, Timon, São João dos Patos, Imperatriz, Itaqui-Bacanga, Araçagi, Vinhais, Cidade Operária e Parque Vitória, e ainda fisioterapeutas do Hospital Estadual Nina Rodrigues e dos Hospitais de Alta Complexidade Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho (Geral).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp