Portal Emaranhense Publicidade 728x90
03/06/2014 às 00h00min - Atualizada em 03/06/2014 às 00h00min

Sejap planeja ações da XV Semana do Encarcerado no Maranhão

Tv Maranhense
SEJAP
SEJAP

Coordenadores dos Núcleos e Assistências de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), se reuniram, na tarde de segunda-feira (2), para planejar as ações da XV Semana do Encarcerado. Com o tema “Política de Assistência Humanitária: um novo caminho”, o evento acontece no período de 13 a 22 de agosto, nas unidades da capital e de 25 a 31 nos estabelecimentos do interior.

Na ocasião ficou definida a atuação de cada setor para efetivação do evento. A proposta é alinhar com o governo, empresários e organizações não-governamentais (ONGs) e demais entidades, a oferta de ações que possam contribuir para intensificar a humanização no sistema carcerário. O superintendente de Justiça, André Barreto falou que o objetivo é investir na reeducação dos internos para que eles possam ser reinseridos na sociedade. “Com o apoio desses parceiros vamos montar uma vasta programação, visando oferecer atividades de reinserção aos internos, proporcionando a eles, oportunidades de capacitação profissional, educação e inclusão no mercado de trabalho”, disse.

O evento tem como parceiros o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e consiste na implementação das políticas de assistências humanitárias nos presídios, intensificando ainda mais as ações de ressocialização aos presos. A coordenadora de assistência social, Kelly Carvalho contou que durante a semana ações nas áreas da saúde, jurídica, esporte e todas as outras que constam na Lei de Execução Penal (LEP), que ocorrerão de forma intensiva em todos os estabelecimentos carcerários. “Durante a semana, promoveremos ações simultâneas em todos os estabelecimentos. Estamos, agora, consolidando e buscando mais parceiros para que as ações aconteçam de forma permanente e constante”, pontuou.

 

Mais ações

A Semana do Encarcerado terá uma ampla programação que acontecerá nas unidades prisionais em todo o Estado. Na programação, estão previstas atividades focadas em atendimento médico, jurídico, religioso e cultural, entre outras.

As unidades contarão com atendimentos odontológicos, vacinação, aferição de pressão, teste rápido de DST/HIV, teste rápido de hepatite e teste de tuberculose; palestras sobre as modificações na Lei de Execução Penal; palestras sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo; ações de estética e beleza; cursos de capacitação; triagem de benefícios sociais com familiares de internos; atendimentos oftalmológicos; doação de kits de higiene, limpeza e outras.     


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp