Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/05/2014 às 08h46min - Atualizada em 30/05/2014 às 08h46min

Iniciada coleta de dados do Censo Escolar

A coleta vai até 15 de agosto

Seduc/Assessoria Inep
Os dados do Censo Escolar de 2014 começaram a ser coletados nesta quarta-feira (28), Dia Nacional do Censo. Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país vão prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta vai até 15 de agosto.

No Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está capacitando técnicos e gestores das secretarias municipais de educação e Unidades Regionais, que atuarão como multiplicadores junto aos diretores de escolas em seus respectivos municípios.

A capacitação teve início, na quarta-feira (28), no Liceu Maranhense, e encerra nesta sexta-feira (30). De acordo com a superintendente de Estatística da Seduc, Graça Léda, todo o conteúdo integral da formação, bem como as orientações necessárias para coleta de dados do censo serão disponibilizadas aos técnicos para disseminação em seus municípios.

Ela explicou que após essa fase, será iniciada a capacitação dos diretores das escolas estaduais que serão responsáveis pelo lançamento de dados no sistema Educacenso.

Censo Escolar

O Censo Escolar faz um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os dados do censo sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos estudantes baseiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no país.

Os gestores informam os dados pelo sistema Educacenso (educacenso.inep.gov.br). Após a primeira fase, o sistema será reaberto, para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União, prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados em 23 de dezembro, também no Diário Oficial da União.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp