Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/05/2014 às 08h36min - Atualizada em 30/05/2014 às 08h36min

Três estudantes maranhenses estarão na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Os alunos Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense, em São Luís; Luciene da Conceição Silva e Bruno de Sousa Noleto, ambos do CE Epitácio Pessoa, localizado no município de Paraibano, foram os selecionados no estado.

Seduc

Três estudantes do ensino médio da rede estadual do Maranhão terão a oportunidade de participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que reúne estudantes dos países que integram o bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Os alunos Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense, em São Luís; Luciene da Conceição Silva e Bruno de Sousa Noleto, ambos do CE Epitácio Pessoa, localizado no município de Paraibano, foram os selecionados no estado.

Os três estudantes irão representar o Maranhão no Encontro Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de junho de 2014, em Gramados,  no Rio Grande do Sul.

Eles vão discutir a formação política e cidadã da juventude, a partir do questionamento ‘O Ensino Médio que Queremos’, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

A secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira da Silva, recebeu, na quarta-feira (28), uma das alunas selecionadas, a estudante Cindynéia Ramos Cantanhede. Ela estava acompanhada de seus pais, Lurdinéa Cantanhede e Honório Cantanhede Neto. A reunião contou com a presença da superintendente de educação básica (SUEB), Lucinete Vilanova e da coordenadora de ensino médio (COEM), Négile Dorneles.

Na ocasião, Leuzinete Pereira ressaltou a importância do incentivo e acompanhamento dos pais na formação educacional de seus filhos. Destacou, ainda, a enriquecedora experiência que os jovens selecionados vivenciarão com o projeto, que deverá ser socializada com os demais estudantes da escola, como forma de motivá-los ao estudo constante e engajamento estudantil.

Critérios de seleção

Durante a etapa nacional serão selecionados os 27 jovens, sendo um estudante por unidade federativa. Eles representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais, promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul e abrindo espaços para a discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países.

Além dos alunos, cada estado deve indicar um professor para acompanhar os estudantes na fase nacional.

Na seleção, destaca-se o aluno que melhor desenvolver a redação do tema: “O Ensino Médio que Queremos”. Além desta prova, as secretarias de educação devem observar, na etapa estadual, uma série de critérios, entre eles, assegurar o equilíbrio da representação de meninos e meninas, tendo ainda, o cuidado de selecionar o aluno que demonstrar um bom desempenho escolar, liderança e algum tipo de experiência de participação social.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp