Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/05/2014 às 10h11min - Atualizada em 23/05/2014 às 10h11min

Qualificação da assistência farmacêutica é tema de fórum realizado em São Luís

O Qualificar-SUS é um projeto de assistência farmacêutica que envolve investimentos que vão desde a estruturação dos serviços farmacêuticos até a assistência ao usuário do SUS.

SES

O subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite participou na manhã desta quinta-feira (22), no Praia Mar Hotel, da abertura do I Fórum de Qualificação da Assistência Farmacêutica, que reúne farmacêuticos e gestores estaduais e municipais. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), marca a adesão do Maranhão ao Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica - Qualifar-SUS.

O Qualificar-SUS é um projeto de assistência farmacêutica que envolve investimentos que vão desde a estruturação dos serviços farmacêuticos até a assistência ao usuário do SUS. O Maranhão é o segundo estado a aderir ao programa, a partir da qualificação dos gestores e farmacêuticos.

"É um programa importante, porque fortalece o uso racional e a qualidade do acesso a medicamentos, oportunizando a organização do sistema ao incentivar os municípios a terem profissionais qualificados para a dispensação de medicamentos. Este é um processo desencadeado pelo Ministério da Saúde, mas que está sob a responsabilidade também dos estados e municípios", avaliou José Márcio Leite.

O maior objetivo do projeto é melhorar, implementar e integrar as atividades da Assistência Farmacêutica, no contexto das Redes de Atenção à Saúde, de forma a contribuir para uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada para todos.

O Qualificar-SUS está organizado em quatro eixos de atuação: estrutura, educação, informação e cuidado. O eixo estrutura visa contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos prestados pelo SUS, considerando a área física, os equipamentos, os mobiliários e também os recursos humanos da assistência farmacêutica de municípios e estados.

A educação é por meio de cursos e capacitações nas modalidades a distância e presencial, nas áreas de Gestão de Assistência Farmacêutica, Cuidado Farmacêutico, Fitoterapia, Sistema Hórus, entre outros. A informação produz e divulga documentos técnicos, disponibiliza informações e garante o acesso às ferramentas tecnológicas que permitem o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação de diversas ações e de serviços da assistência farmacêutica.

O eixo cuidado visa atender, de forma integral, as necessidades de saúde da população. O Qualificar SUS insere a assistência farmacêutica no processo de cuidado ao usuário por meio de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde na rede de atenção, promovendo o uso racional de medicamentos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp