Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/05/2014 às 10h27min - Atualizada em 20/05/2014 às 10h27min

40 municípios do Maranhão recebem 75 ônibus escolares nesta terça (20)

Nesta primeira etapa serão entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos)

Seduc

A governadora Roseana Sarney entrega, nesta terça-feira (20), às 15h, no Palácio Henrique de La Rocque, 75 ônibus escolares a 40 municípios. Este é o primeiro lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

Nesta primeira etapa serão entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos). Os veículos serão encaminhados pelo governo às prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio).

O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os outros 61 ônibus que ainda não foram entregues pelo MEC estão sendo aguardados pelo governo.

Para serem devidamente liberados para entrega, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

Nesse processo houve inspeção dos veículos feita pela empresa responsável pelo fornecimento, para atestar se não houve avaria durante o transporte, como também por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Seduc fez o controle de qualidade dos veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) efetuou vistoria e emplacamento.

Municípios que receberão os ônibus

Satubinha

Arame

São Roberto

São João do Sóter

Itaipava do Grajaú

Brejo de Areia

Passagem Franca

Araguanã

Turilândia

Bacurituba

Bom Jardim

São Benedito do Rio Preto

Vargem Grande

Mirador

Benedito Leite

Altamira do Maranhão

Paulo Ramos

Maranhãozinho

Alto Alegre do Maranhão

Tufilândia

Cândido Mendes

Jatobá

Turiaçu

Presidente Juscelino

Cantanhede

Bacuri

Sucupira do Norte

São Francisco do Brejão

Urbano Santos

Buriti-Bravo

Presidente Médici

Barão de Grajaú

Godofredo Viana

Bernardo do Mearim

Trizidela do Vale

São João do Paraíso

Cururupu

São João dos Patos

Carolina

Açailândia

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp