Portal Emaranhense Publicidade 728x90
19/05/2014 às 09h49min - Atualizada em 19/05/2014 às 09h49min

São Luís adere a projeto federal de educação inclusiva

Na área de Educação Especial, a Prefeitura de São Luís tem promovido a capacitação continuada mensal de docentes, para que eles lidem melhor com os estudantes com deficiência

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao Projeto Educação Infantil 100% Inclusiva. O programa federal é de iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e tem o objetivo de promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes que são público-alvo da educação especial nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular, e no atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar.

“Essa política apoiada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior visa construir um sistema educacional que garanta o direito à educação a todas as crianças, tendo ou não algum grau de deficiência”, explicou o secretário de Educação, Geraldo Castro. A secretaria municipal receberá apoio pedagógico do Ministério, além de um conjunto de brinquedos e mobiliários acessíveis e ferramentas de inclusão digital.

Em contrapartida, para desenvolver o programa, a Semed instituiu, como primeiro passo, uma equipe integrada por técnicos pedagógicos de Educação Especial e Infantil, coordenada pela superintendente da área de Educação Especial, Dalvina Ayres. A comissão irá participar dos encontros regionais e assessorar a rede municipal na organização dos serviços e recursos de acessibilidade, necessários à construção de uma educação infantil inclusiva.

Essa equipe irá apresentar ao MEC o conceito do projeto, objetivos e ações propostas. Por meio do roteiro, será garantida a identificação e a eliminação de barreiras que impedem o pleno acesso de crianças com deficiência, de 0 a 5 anos de idade, à educação infantil. Uma vez realizadas as visitas às escolas e o respectivo levantamento das principais necessidades, será elaborada uma proposta, para adaptar o programa do governo federal à realidade do município de São Luís.

Na área de Educação Especial, a Prefeitura de São Luís tem promovido a capacitação continuada mensal de docentes, para que eles lidem melhor com os estudantes com deficiência. O cronograma de formação, realizado desde o início do ano, inclui cerca de dois cursos por mês. Também está em andamento a formação de Educação Especial em Contexto, direcionada aos professores do ensino regular.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp