Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/05/2014 às 09h30min - Atualizada em 13/05/2014 às 09h30min

Sedihc em parceria com a SSP realiza projeto para idosos na Vila Luizão

A finalidade do projeto é disponibilizar aos idosos, atividades que proporcionem bem estar e eleve a autoestima da população desta faixa etária

Sedihc

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Unidade de Segurança Comunitária (USC), está realizando o Projeto Idoso Cidadão, que é voltado para as pessoas da terceira idade na comunidade da Vila Luizão e bairros adjacentes, em São Luís. A finalidade do projeto é disponibilizar aos idosos, atividades que proporcionem bem estar e eleve a autoestima da população desta faixa etária.

O Projeto Idoso Cidadão difunde Política de Direitos Humanos para 50 idosos na Comunidade da Vila Luizão por um semestre. "Nos trabalhos, são conduzidos diálogos relacionados à realidade do idoso e aspectos de sua vivência no cotidiano, é um processo reflexivo e de fortalecimento de uma cultura em direitos humanos indispensáveis para essas pessoas", frisou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

As palestras são ministradas pelos técnicos da Sedich e profissionais da USC. No primeiro momento, ocorre uma conversa interativa com os idosos a partir do tema proposto. Ao longo deste processo, os participantes tiram suas dúvidas, fazem colocações e trazem suas experiências para enriquecer os diálogos.

Durante as visitas, são realizadas atividades como higiene bucal, aferição de pressão, testes de glicemia, pesagem, medida, orientações básicas sobre cuidados com a saúde e higiene corporal, limpezas básicas de pele, cortes de cabelo e unhas e orientações sobre cuidados básicos.

Os idosos recebem, também, quinzenalmente, profissionais de diversas áreas, que realizam palestras educativas voltadas para o tema dos direitos humanos com os idosos. A supervisora de Educação de Direitos Humanos da Sedihc, Déborah Jatahy, acompanha o projeto e destaca a importância das atividades realizadas com os idosos. "É primordial o fortalecimento da cultura em direitos humanos aos idosos, eles são disseminadores de conhecimentos, podem repassar aos seus filhos e netos os valores dessa cultura de paz", completou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp