Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/04/2013 às 16h55min - Atualizada em 26/04/2013 às 16h55min

SES promove Mutirão de Hérnia no Hospital Tarquínio Lopes Geral

neste sábado (27)

SES

 

Vinte e cinco pessoas serão beneficiadas, neste sábado (26), a partir das 7h30, pelo Mutirão de Cirurgias Hérnia, que será realizado pelos cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). Os pacientes, de vários municípios do Maranhão, estavam na fila de espera para serem submetidos ao procedimento. No total, 149 pessoas já foram atendidas nesse sistema de mutirão, desde o início deste ano.

         O diretor clínico do Hospital Geral, Nelson Siqueira, explicou que os pacientes que serão atendidos no mutirão passaram por consulta médica no ambulatório do hospital, fizeram os exames pré-operatórios e preencheram um cadastro para serem chamados posteriormente, já que a demanda é de todo o Maranhão.  “Os mutirões cirúrgicos cumprem uma determinação do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para amenizar o sofrimento destas pessoas que aguardam pelos procedimentos”, informou.

         Estão agendados 25 pacientes e os procedimentos cirúrgicos de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica devem chegar a 30, porque alguns pacientes possuem até dois tipos de hérnia (ruptura de uma alça do intestino através de um orifício que se forma na parede abdominal na região da virilha).

        A hérnia umbilical ocorre devido a uma fraqueza do tecido próximo à cicatriz umbilical, levando a passagem de gordura ou alça intestinal da cavidade abdominal para a hérnia. Pode ocorrer tanto em homens como em mulheres. Com freqüência, ocorre em mulheres após a gestação.               

     Mutirões

         Este é o sexto Mutirão de Hérnia realizado este ano com a finalidade de diminuir a demanda pelos procedimentos. As cirurgias aconteceram em Coroatá, Barreirinhas, São Luis, Timbiras e Lago dos Rodrigues – nestes dois últimos durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim. No total foram beneficiadas 149 pessoas. Nesta segunda-feira (29) será realizado mais um mutirão com cirurgiões do Hospital Geral, no município de Itapecuru Mirim – como parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Itinerante.

         Cirurgiões do Hospital Geral também realizaram este mês os mutirões de mama (beneficiando 20 mulheres), de varizes (com 21 procedimentos) e urologia (postectomia), que beneficiou 16 pessoas que apresentam quadro de fimose. “Os mutirões foram realizados sempre nos finais de semana, atendendo mais de 50 pessoas”, ressaltou Nelson Siqueira.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp