29/04/2014 às 09h04min - Atualizada em 29/04/2014 às 09h04min

Programa "Ação Global" realizou cerca de quatro mil atendimentos em São Luís

As atividades foram realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no último sábado (26)

Secom/Prefeitura de São Luís

Cerca de quatro mil atendimentos foram realizados pela Prefeitura de São Luís através das Secretarias de Educação (Semed) e de Segurança Alimentar (Semsa) na edição de 2014 do Ação Global. As atividades foram realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no último sábado e foram acompanhadas pelos secretários Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar) e Geraldo Castro (Educação), que na solenidade de abertura representou o prefeito Edivaldo Júnior.

Nesta edição do Ação Global, a Secretaria de Educação foi uma das instituições parceiras e possibilitou à comunidade ludovicense a participação em atividades lúdicas e pedagógicas. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determina que estejamos focados na assistência integral a nossas crianças e adolescentes. Iniciativas que contribuam para garantir esse cuidado podem sempre contar com o nosso apoio e respeito”, disse o titular da pasta de Educação, Geraldo Castro, na abertura do evento.

Durante a realização da edição 2014 do Ação Global, a Prefeitura forneceu 1.720 porções de merenda escolar para degustação. As oficinas de Reaproveitamento de Resíduos, Braille, Mímica e Origami, por sua vez, somaram 260 pessoas atendidas.

As atividades do projeto “Carro Biblioteca” auxiliaram o desenvolvimento das capacidades leitora e escritora de aproximadamente 360 crianças presentes no evento.

Com o desenvolvimento das atividades nos stands e espaços destinados às atividades da Secretaria de Educação, as pessoas puderam fabricar os próprios brinquedos a partir de material reciclado e ainda desenvolver capacidades e habilidades.

Vanessa Silva, 31, esteve em um dos espaços lúdicos e levou dois dos quatro filhos para o dia de atividades. “Ainda nem vi coisa para mim, só para eles. Já cortamos cabelo, tiramos documento, mas de longe o que eles mais gostaram foi dessa parte de brincadeiras e histórias”, contou ela, que acompanhava os dois filhos.

SEGURANÇA ALIMENTAR

No stand da Secretaria de Segurança Alimentar, centenas de pessoas receberam orientação nutricional, degustaram o leite do programa Leite na Escola e se informaram por meio do material educativo distribuído. “Foi positiva a participação neste evento de mobilização nacional e a secretaria pôde oferecer serviços importantes à comunidade”, destacou a titular da Semsa, Fátima Ribeiro.

Mãe de cinco filhos, a dona de casa Alessandra Sardinha de Almeida, 39 anos, aproveitou os serviços oferecidos. Com os filhos, provou o leite e foi avaliada pelas nutricionistas. “Eu estava precisando saber como andava minha alimentação. Fui muito bem informada pela equipe”, disse. Quanto ao leite, a dona de casa classificou como de muito boa qualidade.

O stand da secretaria recebeu 1.674 que comprovaram e aprovaram a qualidade do leite distribuído nas escolas, além de se informar sobre o estado nutricional de saúde. A Semsa contou com apoio de voluntários do curso de Nutrição da UFMA e Estácio São Luís, sob coordenação da nutricionista Wilma Ramalho e a assessora técnica Rosy Tenório.

A Secretaria da Criança e da Assistência Social (Semcas) também esteve prestando atendimento durante a Ação Global, para regularização da documentação dos participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida e inscrição nos programas sociais do município.

O PROGRAMA

Ação Global é um programa realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo, e visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 25 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população brasileira.

 


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