Portal Emaranhense Publicidade 728x90
14/04/2014 às 10h51min - Atualizada em 14/04/2014 às 10h51min

Crianças da rede municipal participam de projeto de estímulo à leitura

Estudantes participaram de atividades como pintura, contação de histórias e espetáculos teatrais

Secom/Prefeitura de São Luís

Estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Josefina Serrão, na zona rural de São Luís, tiveram na manhã desta sexta-feira (11), uma experiência inédita.

Eles vieram da comunidade do Porto Grande, onde fica a escola, à biblioteca Viriato Corrêa, seção da Biblioteca Pública Benedito Leite destinada ao público infanto-juvenil.

Durante a oportunidade, os alunos visitaram exposições de clássicos da literatura infantil, participaram de mesas de leitura, espetáculos teatrais, contação de histórias, jogos literários, entre outras atividades de caráter pedagógico e lúdico.

A valorização da leitura tem sido uma das balizas da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. De acordo com o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a familiarização dos discentes com a leitura é uma das prioridades da educação na rede municipal de ensino. “Através dos livros, a criança tem contato com a fantasia, com o lúdico, estimula a criatividade, o que auxilia a construção da linguagem. Uma educação de qualidade não pode prescindir de uma grande quantidade de livros”, analisou Geraldo Castro.

O gestor da escola, Leandro Silva, destacou o objetivo da atividade de promover o estímulo à leitura por meio de atividades dinâmicas e prazerosas, tornando o estudo das crianças ainda mais proveitoso.

“Escolhemos para a culminância desse projeto que desenvolvemos na escola um espaço que consideramos o templo sagrado dos livros. O contato com esse material é importante desde os primeiros anos da educação básica. Quanto mais cedo fizermos a inserção da criança na cultura letrada, mais chances teremos de, futuramente, ter adolescentes capacitados a entrar na faculdade e formarem-se profissionais de qualidade”, afirmou o gestor.

A pequena Jasmin da Conceição, de sete anos, foi uma das crianças que teve a oportunidade de conhecer mais a fundo o mundo dos livros, e contou que espera viver outras ocasiões como esta. “Estou gostando muito. Li livros, brinquei, aprendi muitas coisas boas”, contou a estudante.

ESTÍMULO

Buscando familiarizar cada vez mais os discentes com os livros, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o projeto Carro-Biblioteca, que transporta conhecimento e cultura, viajando entre escolas da rede municipal de ensino.

No início do ano letivo de 2014, a Prefeitura de São Luís garantiu às crianças da educação infantil um benefício que há pelo menos cinco anos não existia: 15 mil crianças da educação infantil receberam livros didáticos, como forma de ampliar e valorizar os conhecimentos trabalhados nas unidades de ensino.

A visita das crianças à biblioteca está inserida na programação da XXI Quinzena do Livro Infantil, que será realizada até o dia 23 de abril, em homenagem à vida e obra de alguns dos maiores escritores do segmento infanto-juvenil mundial e nacional, como Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen, que fariam aniversários nos dias 18 e 2 de abril, respectivamente. O tema, este ano, é “Carta para as Crianças do Mundo”. As datas representam, também, os dias Nacional e Internacional do Livro Infantil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp