28/03/2014 às 11h09min - Atualizada em 28/03/2014 às 11h09min

Prefeitura promove I Encontro de Família Centro-Pop

O objetivo da reunião é promover a melhoria da qualidade de vida familiar, com o fortalecimento de vínculos, e fazer com que as famílias dos usuários conheçam o trabalho que é desenvolvido no Centro-Pop.

Secom/Prefeitura de São Luís

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) promoveu, nesta quinta-feira (27), o I Encontro de Famílias do Centro de Referência para População de Rua – Centro-Pop do São Francisco.

O objetivo da reunião é promover a melhoria da qualidade de vida familiar, com o fortalecimento de vínculos, e fazer com que as famílias dos usuários conheçam o trabalho que é desenvolvido no Centro-Pop.

Cerca de 30 famílias foram convidadas para este momento e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, conhecer as instalações do Centro, os serviços oferecidos aos usuários, além de expor suas perspectivas acerca das atividades desenvolvidas.

A sensibilização para a possibilidade de novos laços afetivos e a demonstração da existência de reinserções familiares através de uma aproximação também são parte da programação pensada para contemplar as famílias convidadas.

Segundo a coordenadora do Centro-Pop São Francisco, Keila Cantuário, este encontro foi direcionado para as famílias sem a presença dos usuários para que a equipe técnica conheça e saiba como está o relacionamento entre eles, considerando que alguns já perderam o vínculo. “Esta ação nos permite fortalecer a relação do Centro-Pop com as famílias dos nossos usuários, nos aproximar e ter um diagnóstico do nível de vínculo que há entre as pessoas que estão em situação de rua, atendidas pela Semcas, e suas respectivas famílias”, esclarece.

A irmã de um dos usuários, Joelma Correa, entende que o serviço oferecido pelo Centro é importante, já que tira as pessoas da rua e as colocam em um lugar seguro e onde elas podem aprender, em vez de estar no ócio. “Meu irmão vivia na rua há muitos anos, mas já tem quatro meses que ele voltou a morar com minha mãe e a gente sabe que ele passou por aqui e talvez pelas coisas que ouviu aqui é que tenha voltado para o meio da nossa família”, revela Joelma.

O planejamento da coordenação é realizar um encontro como este a cada dois meses. O próximo ainda será em comemoração ao Dia das Mães, no entanto, ao contrário do primeiro, terá a participação de usuários e famílias.

CENTRO POPULAÇÃO DE RUA

Vinculado à Superintendência de Enfrentamento à Violência, os Centros de Referência para População de Rua (Centro-Pop) oferecem atendimento das 8h às 17h, diariamente. Higiene, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos são parte das atividades que eles encontram nesses equipamentos da Prefeitura de São Luís.

Na unidade do São Francisco, a média de atendimento chega à marca de 30 usuários diariamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp