Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/03/2014 às 12h31min - Atualizada em 13/03/2014 às 12h31min

Especialistas chamam a atenção para a importância da detecção precoce dos problemas renais

Dia Mundial do Rim é lembrado nesta quinta-feira. Problemas renais atingem um em cada 10 brasileiros, mas poucos sabem que hipertensão e diabetes podem levar ao quadro de insuficiência

UAI

Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal, percentual que pode aumentar de 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.

Daí vem o tema do Dia Mundial do Rim deste ano, celebrado amanhã: “1 em 10. O rim envelhece, assim como nós”. Com a campanha, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) quer alcançar principalmente os idosos e os grupos de risco – hipertensos, diabéticos, obesos, pacientes com histórico familiar de doença renal e usuários de anti-inflamatórios de forma indiscriminada.

Esses devem acompanhar de perto a saúde dos rins, adotando cuidados e realizando exames regularmente. A prevenção e o diagnóstico precoce, que pode retardar a perda da função renal, são as armas disponíveis contra a diálise ou o transplante de rim.

Segundo o Ministério da Saúde, considerando a população com mais de 18 anos, 20% têm hipertensão arterial, 8% têm diabetes, 18% são tabagistas e 50% têm excesso de peso. “Sem um diagnóstico preciso, a maioria morre sem nem sequer ter acesso à diálise, principal tratamento da doença em estágio avançado”, afirma o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN.

Os desfechos mais alarmantes da doença renal crônica, quando é decretada a falência do rim, são a mortalidade por doença cardiovascular e a necessidade de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante).

“Um jovem de 30 anos em diálise tem a mesma chance de morrer do coração que um senhor de 80 anos com a função renal esperada para a sua idade”, explica Rinaldi.

A prevenção pode fazer toda a diferença. Segundo José de Resende Barros Neto, coordenador do serviço de nefrologia do Hospital Felício Rocho, as principais causas de perda da função renal são as chamadas doenças do mundo moderno: a hipertensão e o diabetes.

Correndo por fora estão as nefrites, uma infecção do rim de causa variada. As três juntas respondem por 80% dos casos de perda da função do rim.

Segundo o especialista, elas podem ser genéticas ou secundárias. “Pacientes com hepatite podem ter nefrite, assim como aqueles com doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. Há ainda os casos de pielonefrite, quando a infecção do rim está relacionada a uma bactéria”, explica.
 

Clique para saber mais sobre as doenças renais e o processo de diálise

Os cálculos renais também merecem atenção. Recentemente, estudos mostraram a relação da formação de cálculos com o diabetes e a hipertensão. “É uma doença extremamente comum e relacionada a todas essas patologias crônicas.

O obeso, o diabético e o hipertenso têm mais chances de criar pedras nos rins. Há alguns anos, o quadro era mais visto como uma situação mórbida, que causava desconforto, do que associada à perda da função renal. O paciente formador de cálculos também tem mais risco de uma perda renal no futuro”, alerta o especialista, segundo o qual o enfrentamento do problema deve ser multifatorial. “Não adianta ter uma ótima alimentação e não tomar água. Não adianta tomar água e não controlar a pressão”, defende.

BONS HÁBITOS 

De maneira geral, a prevenção para as doenças renais está baseada nos bons hábitos de vida: boa hidratação (de dois a três litros por dia), boa alimentação, atividade física regular, não tabagismo. Também é preciso evitar medicações que lesam os rins, como os anti-inflamatórios tomados sem prescrição médica.

“É uma exceção, mas já vi paciente entrar em diálise por causa de um único comprimido que foi capaz de causar uma reação alérgica”, esclarece. Mesmo com a prevenção, a perda renal é algo inexorável. Segundo José de Resende, a partir dos 35 ou 40 anos toda a população tem perda da função renal, que aumenta de 8% a 10% a cada 10 anos. “A perda renal, portanto, é um fator não modificável, mas existem maneiras de retardar essa perda: controlando essas doenças crônicas.”

O diagnóstico precoce também pode conter o avanço da doença. Segundo Daniel Rinaldi, a doença renal crônica é facilmente diagnosticada por meio de um exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue e pode ser efetivamente tratada, retardando a progressão da doença e reduzindo as mortes, que chegam a 15% ao ano, sendo maior no início do tratamento por conta do diagnóstico tardio.

O gasto anual somente com a terapia dialítica (hemodiálise e diálise peritoneal) é estimado em R$ 2,2 bilhões. Dados da SBN mostram que existem em torno de 100 mil brasileiros em diálise.

Desses, 30% têm mais de 65 anos, sendo essa frequência três vezes mais elevada do que na população geral. Mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp