Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/03/2014 às 09h29min - Atualizada em 12/03/2014 às 09h29min

Instalação de lixômetro recolhe mais de 450 quilos de lixo

O dispositivo tem a capacidade de três mil litros e reúne os resíduos que geralmente são descartados indevidamente em via pública

Secom/Prefeitura de São Luís

Uma forma eficaz de medir a quantidade de lixo produzido, em uma determinada área de São Luís, chamando a atenção da população sobre os seus deveres quanto à produção e descarte correto de resíduos.

Este é o objetivo do Lixômetro, equipamento instalado nesta terça-feira (11) na Praça Deodoro, no Centro, pela Prefeitura de São Luís, para avaliar a quantidade de lixo descartado irregularmente. O experimento servirá como base de dados para a criação de metas de limpeza pública e educação ambiental.

Somente no primeiro dia da ação, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolheu 450 quilos de resíduos num período de 8 horas após a instalação.

O equipamento foi instalado em frente ao casarão cor-de-rosa, local de grande movimentação diária de pessoas e tem capacidade para comportar até 3 mil litros de resíduos.

Durante a manhã, animadores retrataram de forma humorada situações do dia-a-dia quanto ao descarte do lixo. Houve também blitz educativa com abordagem da comunidade, distribuição de materiais informativos e entrega de cartilhas e lixeiras automotivas para os motoristas que passarem pelo local.

Esta primeira ação tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados com a limpeza de São Luís e futuramente, percorrerá toda cidade. O Lixômetro foi desenvolvido pela Semosp em parceria com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.

A escolha da Praça Deodoro foi devido à intensa movimentação de pessoas e também ao descarte indevido de papel, embalagens plásticas, latinhas e resíduos de alimentos nas vias públicas, sendo que todo o percurso do centro comercial possui papeleiras, espécie de lixeiras plásticas instaladas para receber pequenos volumes de lixo.

“Nossa intenção é avaliar a quantidade de lixo que as pessoas descartam na rua durante o dia e a Praça Deodoro, um dos principais logradouros do centro da cidade, tem sido alvo de descarte indevido de lixo. Queremos conscientizar a comunidade sobre a forma correta de depositar esse lixo”, frisou o superintendente de Limpeza Pública, Nelson Buriti.

A novidade chamou a atenção do vendedor José de Pádua, 28 anos. Ele aproveitou para descartar corretamente o lixo do café da manhã.  “Achei ótima a ideia da Prefeitura porque assim é possível ver a quantidade de lixo que vai para a rua. Sempre me preocupo em carregar o lixo comigo até encontrar uma lixeira”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp