Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/03/2014 às 09h57min - Atualizada em 11/03/2014 às 09h57min

Abertura da Mundial Art destaca a diversidade cultural de 20 países e 14 estados brasileiros

A abertura do evento aconteceu na última sexta-feira (7), no Espaço Renascença e reuniu centenas de admiradores do artesanato, da moda e decoração

WComunicação Assessoria de Imprensa

A abertura da 1ª edição da Mundial Art- Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração em São Luís aconteceu na última sexta-feira (7), no Espaço Renascença e destacou trabalhos de artesãos representantes de 20 países e 14 estados brasileiros, distribuídos em 58 estandes. 

A feira atraiu centenas de pessoas, adultos e crianças que buscavam conhecer a arte e a cultura dos diversos países em exposição, além da riqueza cultural e gastronômica do Brasil. O evento prossegue até o próximo domingo (16), sempre das 16h às 22h.

A realização da feira é da Associação do Bem Estar de Artesãos Cearenses. Segundo a coordenadora do evento, Lemacia Moreira Muniz, “mesmo sendo a primeira vez do evento em São Luís, as expectativas são as melhores possíveis. Estimamos um público de pelo menos 30 mil pessoas nos dez dias de feira. Quando encerrarmos as atividades por aqui, levaremos a ‘Mundial Art’ para o Acre e Rondônia”, revelou Lemácia.

No local, os visitantes puderam encontrar as mais diversas peças artesanais como, por exemplo, brincos de capim dourado, tapetes turcos, vasos do Paquistão, espelhos de cedro folheado a ouro, esculturas, roupas, perfumes, móveis vindos do Egito e Indonésia; doces árabes, biojoias, doces caseiros de Minas Gerais; queijos e vinhos do Rio Grande do Sul; peças de bijuterias feitas a partir de folhas, pedras e outros elementos naturais.

Uma grande novidade da feira é a fruta Goji Berry, oriunda do Tibete, que vem desidratada e possui ação antioxidante, melhorando significantemente a imunidade.

O artesão Vanderley Gueno, expositor do estande da Tunísia, trouxe mais de 15 fragrâncias de diferentes perfumes para comercializar. “Fizemos questão de trazer o melhor do artesanato da Tunísia, principalmente a essência do perfume sem álcool. Temos vários exemplos, como o ‘Mil e Uma Noites’, usado pelas noivas para trazer sorte, além de ser afrodisíaco”, destaca.

Representando o Peru na Mundial Art, o artesão Fredy Medina acredita que a feira é uma oportunidade para mostrar e conhecer novas culturas. “O artesanato do Peru é conhecido mundialmente por seus objetos em cerâmicas e madeiras, e aqui é lugar para se conhecer ainda mais sobre as particularidades de lá”, afirmou. Entre os objetos que Medina expõe estão diversos espelhos de cedro folheado a ouro, esculturas e bonecos confeccionados em algodão.

A aposentada, Maria Aparecida, compartilha da mesma opinião e afirma que a Mundial Art é semelhante a uma vitrine de outras culturas. “São diferentes e que não achamos em lojas de São Luís. A feira é como uma vitrine de outras culturas. Os preços também são bons e a visita vale a pena”, comentou.

De acordo com o músico, José Collantes, a “Feira Internacional de Artesanato – Mundial Art” não é apenas uma oportunidade para os artesãos projetarem seus trabalhos para o mundo e estimular a profissionalização local. “O evento itinerante é muito importante e serve, também, para promover a troca de experiências com as demais nacionalidades”, explica.

Na programação cultural os visitantes puderam conferir apresentações artísticas como danças do ventre, folclóricas e capoeira, além de música ao vivo com o  músico peruano José Collantes, que brindou o público maranhense com toda a musicalidade latina ao som de muitos boleros.  Além da programação cultural e dos estandes, a Mundial Art também disponibiliza ao público o espaço gastronômico, inclusive com comidas típicas.

O evento será realizado até o próximo domingo (16), no Espaço Renascença, sempre das 16h às 22h. A entrada de acesso é de R$ 8, a inteira, e R$ 4, a meia-entrada para estudantes e idosos. Crianças até dez anos não pagam.

Sobre a Mundial Art

Desde 2008, a Mundial Art percorre o Brasil levando a cultura de 25 países e 15 estados do Brasil em peças artesanais, moda e gastronomia. Já passou pelo Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará e Rondônia. 

São Luís recebe pela primeira vez a Feira coordenada pela Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses.

A feira prossegue com agenda de exposições no decorrer do ano pelo Brasil e pelos países expositores. Os próximos estados que receberão a feira são Acre e Rondônia.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp