Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/03/2014 às 08h43min - Atualizada em 10/03/2014 às 08h43min

Paço do Lumiar imuniza adolescentes contra o HPV

A campanha tem início no dia 10 de março nas escolas municipais

Prefeitura de Paço do Lumiar

A campanha deflagrada nacionalmente pelo Ministério da Saúde visa imunizar contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), jovens entre 11 e 13 anos de idade, que ainda não iniciaram a vida sexual. Em Paço do Lumiar, a imunização acontecerá gratuitamente nas escolas municipais, mediante consentimento dos pais e responsáveis, a partir desta segunda-feira, 10.

A Secretaria Municipal de Saúde do município realizou várias palestras sobre a vacinação nas escolas, esclarecendo sobre o HPV, sintomas e tratamento adequando, além de temas como, câncer de mama e do colo de útero. Uma desses encontros aconteceu na sexta-feira, 7, no Pau Deitado, com a participação de centenas de pessoas.

 “A proposta desses encontros com a comunidade, em especial, mulheres e adolescentes, é conscientizá-las sobre a importância da imunização precoce contra essa doença, responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero. A opção pela faixa etária de 11 a 13 anos é resultante de estudos realizados pelo Ministério da Saúde, onde ficou comprovado que a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus", observou Andréia Lima, Enfermeira Especialista em Saúde da Família.

Dona Analice Ramos, mãe de quatro mulheres, saiu satisfeita com as palestras e disse: “Não sabia nada sobre estas doenças. Passarei as informações às minhas filhas e netas. São pequenas atitudes que evitam futuros problemas na nossa saúde”.

HPV

A Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp