Portal Emaranhense Publicidade 728x90
27/02/2014 às 11h27min - Atualizada em 27/02/2014 às 11h27min

Prefeitura vacinará crianças em escolas da capital

Agentes de saúde, gestores e coordenadores de escolas públicas estaduais e municipais e da rede particular conheceram as ações da campanha de vacinação contra o HPV

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou, na tarde desta quarta-feira (26), reunião com gestores e coordenadores de escolas públicas estaduais e municipais e da rede particular.

Entre os objetivos do encontro estavam apresentar as ações da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e sensibilizar os dirigentes para a importância da imunização.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, a conscientização dos gestores e dos pais dos alunos é fundamental para o sucesso da campanha. “É importante que haja o engajamento dos pais para o alcance das metas estipuladas. A campanha conta com o incentivo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que não medirá esforços para que todos os adolescentes possam ser imunizados”, afirmou.

A vacina que também previne o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos.

A dose inicial será ofertada gratuitamente, a partir do mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas públicas e privadas.

Para a coordenadora de Imunização da Semus, Rita Carneiro, as orientações repassadas aos gestores sobre as ações que serão realizadas garantirão as condições adequadas para a vacinação. “Esse é um momento importante para nós enquanto Prefeitura, pois a gente precisa dessa parceria com os gestores, tendo em vista que é nas escolas onde a maioria do nosso público-alvo está agrupada”, disse a coordenadora.

A gestora da UEB. Maria Rocha declarou-se satisfeita com a iniciativa. “Esse é um caso inédito. É muito bom saber a vacina contra o HPV chegando de graça nas escolas. Esse é um trabalho que merece o nosso apoio”, afirmou a gestora.

AGENTES DE SAÚDE

Na manhã desta quarta-feira (26), agentes comunitários de saúde do município também receberam capacitação para a campanha de vacinação contra o HPV, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

A Prefeitura de São Luís pretende vacinar 27 mil meninas entre 11 e 13 anos como parte das ações da campanha nacional contra o papiloma vírus humano (HPV), que começa a partir de 10 de março em postos de saúde e em todo o país.

Rita Carneiro explica que a capacitação dos agentes comunitários irá humanizar o processo de conscientização sobre a importância da vacina. “Iremos imunizar milhares de adolescentes e conscientizá-los sobre a importância deste tipo de estratégia, porque acreditamos que, aliado à vacina, deve ser fomentada uma cultura de prevenção nesse público mais jovem”, afirmou.

A técnica de imunização da Semus, Fábia Eugênio, destacou a importância da conscientização do público alvo. Para ela, a falta de informação é o principal obstáculo para convencer os pais a permitirem a vacina nos filhos adolescentes. “Cerca de 85% dos cânceres que temos hoje podem ser prevenidos, e, ainda assim, é muito alto o índice de mulheres que são acometidas com câncer do colo do útero. Por isso é necessário intensificar as ações de prevenção. Aqui ensinamos como os agentes vão abordar a população para que essa campanha seja um grande ato em prol da saúde”, ressalta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp