Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/02/2014 às 09h57min - Atualizada em 26/02/2014 às 09h57min

Artistas, bandas e agremiações locais em mais de 950 apresentações no “Carnaval do Maranhão”

A lista inclui artistas como Erasmo Dibell, César Nascimento, Carlinhos Veloz, Josias Sobrinho, Ronald Pinheiro, Rosa Reis, Djalma Chaves, Mano Borges, Teresa Canto, Betto Pereira, Gabriel Melônio,

Secom

Dezenas de artistas, bandas e agremiações maranhenses integram a programação que anima o público no “Carnaval do Maranhão - É só alegria no coração”, numa mistura de ritmos e estilos que embala foliões de todas as idades. O amplo roteiro, com mais de 950 apresentações, valoriza o artista local e abre espaço para uma atração nacional por noite de folia.

Pelo circuito carnavalesco, passarão grandes nomes da música maranhense, ao lado de manifestações como tribos de índio, blocos tradicionais, organizados e alternativos, escolas de samba, casinhas da roça, grupos de samba e jardineiras (palco móvel). Neste período, a folia vira um palco a mais para o artista mostrar a força e o toque do som produzido no estado.

A lista inclui artistas como Erasmo Dibell, César Nascimento, Carlinhos Veloz, Josias Sobrinho, Ronald Pinheiro, Rosa Reis, Djalma Chaves, Mano Borges, Teresa Canto, Betto Pereira, Gabriel Melônio, além de grupos como o Lamparina, Madrilenus, Argumento, Vamu di Samba, Espinha de Bacalhau, Máquina de Descascar’Alho, Big Band e muitos outros.

Os artistas aprovam essa mistura de ritmos. O músico e maestro da Big Band, Francisco Padilha, afirma que o estado tem uma salada musical na qual se encontram sonoridades também ouvidas em lugares. “O grande diferencial do Maranhão é essa mistura, com bloco tradicional, tribos de índio, tambor de crioula, manifestações que são heranças, tradição. Não temos preconceito e é possível encontrar ainda as batidas do reggae, do axé; somos cosmopolitas”, resumiu o músico, que comanda a Big Band na noite de sábado (4).

O cantor Mano Borges afirmou que o mosaico mostra a grandiosidade e a riqueza do Carnaval do Maranhão e que nele, também, cabem as atrações nacionais. “A festa contribui para que haja uma renovação, uma perpetuação das manifestações carnavalescas. Os shows de artistas nacionais também engrandece o Carnaval do Maranhão, projeta ainda mais a festa, e o público aprova esse formato”, declarou o cantor, que será atração no palco da Praça Deodoro na terça-feira gorda (4).

Mais folia

A folia maranhense tem muitas outras atrações. Para se ter uma ideia, o roteiro dos circuitos destaca 84 grupos de tambor de crioula, 72 blocos alternativos e 46 blocos tradicionais, entre outras agremiações contempladas.

A programação do “Carnaval do Maranhão – É só alegria no coração”, a partir desta sexta-feira (28), segue movimentando as ruas do Centro Histórico e os Circuitos Praça Deodoro-Cajazeiras e Madre Deus, incluindo espaços como a Praça da Saudade e o Ceprama.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, ressaltou que, nos dias de folia, serão mais de 100 cantores, grupos e manifestações maranhenses animando a festa do folião.

Ela salientou que o circuito carnavalesco é todo integrado, do palco instalado na Deodoro, passando pela Madre Deus, até o Ceprama, possibilitando ao público apreciar a diversidade da cultura do Maranhão.

Olga Simão assinalou que os contratos com as atrações foram firmados por meio de convênio com entidades representativas de classe, a exemplo de associações de artistas e de blocos carnavalescos.

A secretária afirmou que os processos são publicados no Diário Oficial e são enviadas cópias para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Ministério Público Estadual (MPE).

“A participação do Governo do Estado é legal, necessária, justa e garante a animação do povo maranhense e dos turistas no Carnaval com alegria e segurança”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

OS ARTISTAS E BANDAS

Adão Camilo

Agostinho Karrara

Albert Abrantes

Alberto Trabulsi

Alisson Ribeiro

Amigos do Samba

Ana Claúdia

Ana Tereza

Angela Goulart

Banda Afro Akomabu

Banda Alta Tensão

Banda da 3ª Idade (Corso)

Banda do Abano

Banda do Jegue

Banda do Vagabundu

Banda Embala Brasil

Banda Levada Quente

Banda Manobloco

Banda Máquina de Descascar’Alho

Banda Maritimus

Banda Mexiricu

Banda Tô D +

Beto Pereira

Banda Bicho Terra

Big Show Band

Bruno José

Carlinhos Veloz

Carlos Berg

Carlos Gomes

Carol

Banda Carroça Folia

Célia Leite

Célia Maria

Célia Sampaio

Celso Reis

César Nascimento

Chico Franco

Chico Nô

Chico Saldanha

Banda Confraria do Copo

Didã

Djalma Chaves

Edilson Gusmão

Emanuel de Jesus

Erasmo Dibel

Eugênia Miranda

Fátima Passarinho

Fernanda Garcia

Fernando de Carvalho

Gabriel Melônio

Gerude

Gil Estrela

Gilberto Santos (O Peso)

Gilvan Mocidade

Gisele Padilha

Godinho

Grupo Argumento

Grupo do Pagode do Ivan

Grupo Partideiros da Ilha

Grupo Espinha de Bacalhau

Grupo Lamparina

Grupo Madrilenus

Grupo Sindicato do Samba

Grupo Vamu di Samba

Guilherme Jr.

Jaci Marri

Jhota Jr

Josias Sobrinho

Kostta Neto

Loba

Luciana Pinheiro

Raimundo Makarra

Makina Du Tempo

Mano Borges

Marco Duailibe

Banda Me Beija

Mila Camões

Naldinho Pinheiro

Nato Araújo

Nato Silva

Nosly Jr.

Omar Cutrim

Pepê Júnior

Patativa

Paulinho Akomabu

Paulo Pirata

Prazeres

Ribão D'Oludô

Roberto Lessa

Ronald Pinheiro

Rosa Reis

Rose Maranhão

Ruan Doani

Sambauê

Samy do Cavaco

Sarah de Fátima

Serginho Carvalho

Serrinha

Simone Mouzzy

Smith Jr.

Soraia Alhadef

Tadeu de Obatalá

Tereza Cantu

Tião Carvalho

Tutuca

Valfredo Jair

Walber Carvalho

Walber Pessoa

Wilson Ilha e Banda

Zé Lopes

Zé Paulo

Zeca Barbosa

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp