Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/02/2014 às 11h56min - Atualizada em 20/02/2014 às 11h56min

Acesso Amigo é implantado na rede municipal de ensino de Ribamar

Iniciativa desenvolvida pela administração do prefeito Gil Cutrim visa melhorar a proficiência dos alunos, contribuindo também para o alcance de melhores resultados no setor educacional da cidade

Prefeitura de São José de Ribamar
Em solenidade realizada nesta última quarta-feira (19), o prefeito Gil Cutrim (PMDB) lançou o projeto Acesso Amigo, iniciativa que visa melhorar a proficiência dos estudantes da rede municipal de ensino de São José de Ribamar nas disciplinas Matemática e Língua Portuguesa e, em decorrência disto, alcançar melhores resultados no exame nacional de desempenho (Prova Brasil) e no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde o município já possui destaque nacional.
 
“O programa Acesso Amigo vem ser o seu amigo, aluno, para o resto de suas vidas, por que este programa irá abrir os horizontes e os leques para que vocês possam realmente navegar na imaginação do futuro, além de proporcionar mais conhecimento de forma rápida e eficaz”, afirmou Cutrim durante a cerimônia que aconteceu na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na Sede da cidade.
 
São José de Ribamar é o primeiro município do Maranhão a implantar o Acesso Amigo, projeto educacional autorizado pelo Ministério da Educação e que já funciona com sucesso em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal, por exemplo.
 
Do total de 21 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, 14 mil, já este ano, serão beneficiados com as ações do projeto. As duas primeiras instituições a receber o Acesso Amigo, ainda este mês, serão as Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II (Parque Jair).
 
Em março, o projeto será implantado nas Escolas Municipais Parque Vitoria; Gonçalves Dias; Santo Antonio, Humberto de Campos; Dr. José Silva e Gomes de Souza.
 
Já no início do segundo semestre, serão beneficiados com a iniciativa estudantes das Escolas MunicipaisMaria Eliza Almeida Silva; Diomedes Pereira; Prof. Leda Tajra; Germano Batista; José Fernandes Machado; Silva Rodrigues; Dr. Paulo Ramos; Nice Lobão; José Gregório Botão; São José de Ribamar; UI Gov. Roseana Sarney;  Vila Operária; José Câmara Ferreira; Maiobinha; Dunches de Abranches.
 
O projeto Acesso Amigo na rede municipal de ensino de São José de Ribamar abrangerá três áreas: novo laboratório de informática, programa Estudante Monitor e o Sistema Virtus Letramento.
 
A Prefeitura projetou um novo padrão para o laboratório de informática, incorporando ao mesmo modernas tecnologias de software e de hardware, focalizadas na construção de um ambiente propício à prática educativa.
 
Tais tecnologias proporcionarão novos instrumentos de coordenação das aulas aos professores e agilizarão as práticas pedagógicas promovidas no ambiente digital, além do que, irão garantir a estabilidade e o melhor funcionamento dos 500 computadores que estão sendo implantados para dar apoio ao projeto.
 
Estes computadores serão utilizados diariamente por milhares de usuários, alunos e profissionais da educação, constituindo-se na maior plataforma tecnológica e de inclusão sociodigital do município.
 
O programa Estudante Monitor visa premiar os alunos com melhor desempenho na escola, indicados pelos professores e direção, através da sua inclusão num programa de capacitação para a área tecnológica, com cerca de 300 horas, e do fornecimento de um notebook de última geração para que o mesmo possa garantir o seu melhor desempenho no programa de capacitação, além do que, contribuir ainda mais com os seus estudos regulares.
 
Os estudantes participantes do programa, no contra turno da sua aula regular, desempenharão o papel de monitor do laboratório de informática, contribuindo com o apoio ao professor e aos demais alunos na gestão e na operacionalização das tecnologias implantadas nestes ambientes. 
 
 
Com esse papel o estudante monitor tornar-se-á um indivíduo ainda mais ativo na vida da escola, o que potencializará o seu protagonismo acadêmico e a sua formação cidadã.  
 
Adquirido pela Prefeitura, o Sistema VIRTUS Letramento é um ambiente de aprendizagem digital criado para complementar ou subsidiar práticas didáticas com alunos do ensino fundamental, relativas aos componentes curriculares - Língua Portuguesa e Matemática, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, produção textual e cálculos matemáticos.
 
O Sistema é qualificado pelo MEC (Ministério da Educação) e integra o Guia de Tecnologia Educacionais do Ministério desde 2007.
 
Já foi implantado em mais de 4.500 escolas públicas brasileiras. A implantação do VIRTUS Letramento abrange além da sua ativação e atualização permanente nos laboratórios de informática das escolas, o planejamento pedagógico, a capacitação e o acompanhamento dos professores diretamente nas escolas, pelo período de dois anos.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp