Portal Emaranhense Publicidade 728x90
18/02/2014 às 10h42min - Atualizada em 18/02/2014 às 10h42min

Hemomar realiza campanha "No Carnaval, doe alegria. Doe sangue!"

Este ano, o doador recebe a camisa com o tema da campanha "No Carnaval, doe alegria. Doe sangue!"

SES

A campanha de incentivo à doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) teve início, nesta segunda-feira (17), e prossegue até 3 de março.

O objetivo é garantir o estoque de sangue neste período carnavalesco. Este ano, o doador recebe a camisa com o tema da campanha "No Carnaval, doe alegria. Doe sangue!".

O diretor da Hemomar, Dario Nicolau, adianta que nestes períodos festivos - como Semana da Pátria, Carnaval, Natal e Ano Novo - é comum cair o numero habitual de doações, mas a demanda continua a mesma, ou até aumenta em virtudes dos acidentes nas estradas e violência com armas brancas e de fogo. "O nosso objetivo é repor nossos estoques para responder a demanda dos hospitais de urgência e emergência", justificou.

E para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentro serão realizadas coletas externas durante a Campanha de Carnaval. Uma equipe de coleta externa atuará nos municípios de Pinheiro, cujo atendimento será feito dias 20 e 21; e Igreja Batista do Cohatrac, dia 22.

Jandelmo Barros Araújo, 33 anos e morador do Cohatrac II, disse que há 10 anos vem realizando doações de sangue. A primeira vez foi direcionada para a esposa de um amigo. "Vale a pena disponibilizar um pouco do nosso tempo para ajudar quem precisa. Saber que o meu sangue pode salvar outras vidas é muito gratificante".

O pedreiro Adilon Costa Laranjeira, morador da Pirâmide, em Paço do Lumiar, fez sua primeira doação voluntária nesta segunda-feira (17). "A minha tia é doadora e sempre fala da importância do sangue para salvar uma vida. Vim acompanhá-la e aproveitei para doar. Não custa nada e muita gente precisa, especialmente neste período de carnaval", completou.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg, apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp