Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/02/2014 às 12h05min - Atualizada em 12/02/2014 às 12h05min

Prefeito Edivaldo garante implantação de programa de qualidade na rede municipal de ensino

Prefeito Edivaldo destaca que o Qualieducação trará avanços na formação dos educadores e melhoria dos índices de educação

SECOM | Prefeitura de São Luís

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior anunciou nesta terça-feira (11) a adesão do município ao programa Qualieducação. O programa é uma ferramenta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assessorado pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE), organização não governamental com experiência acumulada em 19 anos de atuação. “Logo após fazermos o dever de casa, vamos agora avançar em várias frentes. E uma delas é na formação dos educadores e melhoria dos índices de educação”, destacou o prefeito Edivaldo.  

O programa foi apresentado de maneira detalhada pelo diretor de Relações Institucionais do IQE, José Gayoso, durante audiência realizada na sede da Prefeitura de São Luís com participação, além do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, dos secretários Geraldo Castro (Educação) e Rodrigo Marques (Governo).

“É a partir da conquista da rede que se vai mudar a práxis na educação. No ano passado o prefeito concedeu um aumento histórico para a categoria. No início do período letivo de 2013 distribuímos equipamentos. O programa Qualieducação será um grande estimulador. Vamos levar o gestor e docentes a se confrontarem com eles mesmos”, ressaltou o secretário Geraldo Castro.

Para Rodrigo Marques, a Prefeitura passa a ter um discurso unificado com foco conjunto e continuado. “Não somente esta iniciativa, mas esta somada a outras favorecerão o sentimento de pertencimento, gerando comprometimento de todos com resultados”, destacou.

O Qualieducação é voltado para a melhoria do ensino fundamental da rede pública municipal a partir da formação continuada de docentes e diretores de escolas.  A ideia é formar 12 grupos de oito formadores com carga horária de duas horas semanais com aulas presenciais em ações de formação continuada simultânea para professores e diretores de escolas. O objetivo é atingir todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, entre a 1ª e 9ª série do Ensino Fundamental.

A formação se processa a partir do desenvolvimento de módulos que aliam conteúdos e práticas em sala de aula. “As escolas recebem um reforço da aprendizagem escolar”, resume José Gayoso. A principal ferramenta do programa é o monitoramento continuado da qualidade de ensino. Ele cita duas cidades da região Nordeste como exemplos de sucesso do programa, a partir da melhoria do índice de avaliação da educação fundamental: Teresina (PI) e Petrolina (PE). “Em Teresina, concomitante a elevação do Ideb, houve redução do investimento na educação”, cita, exemplificando a inversão no desperdício de recursos.

Focado na elevação dos índices de educação da rede pública municipal de ensino fundamental, o Qualieducação prevê resultados revelados concretamente pela Prova Brasil 2015. Durante a implementação do programa, com duração continuada de três anos, serão realizadas avaliações semestrais, aluno a aluno e sala a sala. A avaliação é feita pelo próprio IQE.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp