Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/10/2012 às 18h44min - Atualizada em 28/10/2012 às 18h44min

Maquiagem pode causar menopausa precoce

Produtos químicos também pode aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade

http://noticias.r7.com/saude/maquiagem-pode-causar-menopausa-precoce-26102012

Produtos químicos encontrados em maquiagens e spray de cabelo podem causar menopausa precoce nas mulheres, advertem os pesquisadores.

A preocupação generalizada em relação a esses produtos já existe: estudos recentes têm mostrado que substâncias químicas encontradas em plásticos, cosméticos, produtos domésticos e embalagens de alimentos podem aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade.

Mas a descoberta de pesquisadores americanos vai além e afirma que esses produtos estão interrompendo os sistemas reprodutivos das mulheres, incluindo os ovários, o que leva à menopausa precoce.

A médica Dr. Natália Grindler, da Universidade de Washington, e sua equipe analisaram os níveis de ftalatos (composto químico utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável) no sangue e na urina de 5,7 mil mulheres.

Aquelas que apresentaram maiores valores desse composto no corpo  passaram pela menopausa dois ou três anos antes da idade padrão, que é de 51 anos de idade.

Natália explicou ainda que, em alguns casos, algumas mulheres passam pela menopausa 15 anos mais cedo, por volta dos 35 anos, segundo o site Daily Mail:

— Esse quadro clínico tem grande impacto na saúde da mulher. Nós achamos que essas substâncias têm o potencial de afetar a função ovariana e a reprodução humana.

Segundo a médica, apesar de se tratar de uma pesquisa preliminar, as evidências já são suficientes para sugerir um impacto prejudicial a longo prazo.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp