Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/02/2014 às 11h18min - Atualizada em 11/02/2014 às 11h18min

Encerra dia 18 prazo de cadastramento de professores para formação continuada

A formação ocorrerá em cursos de aperfeiçoamento ou extensão nas instituições de educação superior públicas participantes do pacto

Seduc

Os professores, coordenadores pedagógicos e orientadores de estudo das escolas da rede estadual, em efetivo exercício na escola e cadastrado no Censo Escolar/2013, devem solicitar o cadastramento, até o dia 18, para participar da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público.

A formação integra o programa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e será ofertada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A coordenadora do ensino médio e do programa na Seduc, Négile Sinary Silva Dorneles Melo, explica que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio instituído por meio de portaria, representa o compromisso assumido, entre o MEC e as secretarias estaduais, com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público.

A formação ocorrerá em cursos de aperfeiçoamento ou extensão nas instituições de educação superior públicas participantes do pacto.

No Maranhão, a Ufma será responsável pela coordenação do processo de formação.

De acordo com Négile Melo, a Seduc, tendo como propósito o compromisso com a qualidade da educação básica, aderiu ao Pacto visando contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio.

A meta também é promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos nas zonas urbanas e rurais, bem como rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e Diretrizes Curriculares da Educação Básica Estadual.

A capacitação terá como público alvo os professores e coordenadores pedagógicos das escolas do ensino médio público, em efetivo exercício na escola e cadastrado no Censo Escolar/2013.

A formação continuada será caracterizada pela formação dos professores e coordenadores, orientadores de estudo e formadores regionais do ensino médio.

Cadastramento

Négile Melo realça que o gestor geral será o responsável pelo cadastramento dos participantes no sítio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) no módulo SISMédio, destinado a gerenciar as diversas etapas do Pacto.

Diz ainda que a indicação dos professores e coordenadores pedagógicos será feita pelos gestores de cada escola da rede estadual de ensino.

Esta etapa é obrigatória para a inclusão dos docentes, coordenadores pedagógicos que desejarem participar do programa, mas a validação final dos profissionais selecionados será de responsabilidade da Seduc.

Para participar da formação, o professor e o coordenador pedagógico no ensino médio devem atuar como docente em sala de aula ou em escola da rede estadual, em efetivo exercício em 2014 e está cadastrado no Censo Escolar/2013.

Para incentivar a formação, de acordo com Négile Melo, está previsto o pagamento de bolsa auxílio de R$ 200,00 para o professor ou coordenador pedagógico do ensino médio.

O beneficio será pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através de cartão benefício específico e a assinatura do termo de compromisso do bolsista.

A bolsa auxílio vai garantir a participação do professor/coordenador nos encontros presenciais e atividades da formação.

Serão realizados seminários nacionais e estaduais de articulação institucional, bem como formações nas 19 unidades regionais de educação (URE's) e nas escolas.

O MEC fará um conjunto de webconferências sobre os temas da formação, que ocorrerão sempre na terceira quarta-feira de cada mês, das 15h às 17h.

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos na coordenação do ensino médio da Seduc, pelo e-mail pactoensinomediomaranhão@gmail.com e pelos telefones (98) 3218-8793.

 

PROGRAMAÇÃO  webconferências

Fev.

 

20/02

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

 

Palestrantes: Secretário SEB/ COEM/DICEI /DAGE

Mar.

19/03

Ensino Médio e Formação Humana integral

Coordenação:COEM

Palestrantes:

Abr.

16/04

O jovem como Sujeito do Ensino Médio

Coordenação: COEM

Palestrantes:.

Mai.

21/05

 

O Currículo do Ensino Médio seus Sujeitos e o Desafio da /formação Humana integral

Coordenação: COEM.

Palestrantes:.

Jun.

18/06

Áreas do Conhecimento e Integração Curricular

Coordenação: COEM

Palestrantes:

Jul.

16/07

Organização e Gestão Democrática da Escola

Coordenação: COEM

Palestrantes:

Ago.

20/08

Avaliação do Ensino Médio

Coordenação: COEM

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp